Câmara aprova projeto que cria teto para juros rotativo do cartão de crédito

Nesta segunda-feira (4), a Câmara dos Deputados aprovou, por 360 votos a 18, a urgência para votação do projeto que limita a 100% os juros sobre o rotativo do cartão de crédito. Atualmente, a taxa média anual é de 439,24%.

Dessa forma, a decisão vai permitir a discussão no plenário, sem passar pelas comissões temáticas da Casa. O mérito (análise definitiva) da proposta pode ser votado até esta quarta (6).

O crédito rotativo do cartão de crédito é acionado quando o cliente não paga integralmente a fatura do cartão. A sobra entra, então, na modalidade conhecida como rotativo. De acordo com o Banco Central, a inadimplência do crédito atinge cerca de 50% das operações. Os juros, com taxa média anual acima dos 400%, são considerados abusivos por especialistas.

A proposta em discussão na Câmara estabelece um teto para as cobranças e um prazo de 90 dias, a partir da publicação da lei, para que as emissoras de cartão de crédito apresentem uma proposta de regulamentação, a ter aprovação pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Caso isso não ocorra, o total cobrado a título de juros e encargos financeiros não poderá exceder o valor original da dívida.

Além disso, o projeto prevê, ainda, a portabilidade do saldo devedor de cartão de crédito e de operações parceladas de saldo devedor. Segundo o relator, deputado Alencar Santana (PT-SP), o objetivo é estimular a competição e a redução da taxa de juros.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe