Câmara aprova projeto que cria cartão de vacinação online pelo SUS

Câmara aprova projeto que cria cartão de vacinação online pelo SUS

Com aprovação na Câmara dos Deputados, o projeto de lei que cria o Cartão Nacional de Vacinação Online. O documento terá vinculação ao CPF dos respectivos titulares. Contudo, a matéria segue para análise do Senado.

O sistema informatizado da Carteira Digital de Vacinação deverá avisar automaticamente quando o titular precisar comparecer a uma unidade de saúde para atualização das vacinas. Dessa forma, os dados de vacinação permitirão a emissão do Certificado Internacional de Vacinação, conforme a legislação vigente.

Além disso, na carteira digital deverão constar dados como o nome completo do titular; bem como a filiação, a data de nascimento, o endereço, telefone para contato e CPF. Ainda assim terá detalhes referente as vacinas aplicadas com o nome comercial, o lote e a data de validade.acessado por aplicativo. O cartão estará disponível para acesso pelo celular ou por meio de site na internet.

Caberá ao estabelecimento de saúde, público ou privado, onde realizada a vacinação registrar as informações no sistema. De acordo com um dos autores, o deputado Luizinho (PP-RJ), onde não houver sistema de acesso aos dados, o cadastramento acontece por meio de formulários enviados à unidade de saúde mais próxima em que haja tal acesso.

“Todos os brasileiros que necessitam viajar para o exterior e para alguns países e precisam apresentar o comprovante de vacinação para a febre amarela sofrem, ao buscar um simples papel para comprovar a sua vacinação”, afirmou o deputado. “A carteira de vacinação online nada mais é do que dar aos brasileiros um formato que, em tempo real, tenha informação de quem foi vacinado”, acrescentou.

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também:  Ex-diretor da Anvisa alerta sobre variante Índiana “Se chegar, teremos uma onda braba”

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *