Workshop sobre prevenção ao suicídio voltado para profissionais de saúde

Workshop sobre prevenção ao suicídio voltado para profissionais de saúde

Nesta quarta-feira, 25, às 19h30, o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) recebe o workshop “Prevenção do suicídio: uma abordagem para Profissionais de Saúde”, ministrados pelos médicos psiquiatras, Dr. Vinícius Pedreira e Dr. Antônio Carlos C. Freire. O evento é aberto ao público, especialmente para profissionais da saúde, com inscrições disponíveis no Sympla – www.sympla.com.br.
De acordo com o diretor do Hospital Juliano Moreira, Dr. Antônio Carlos, o workshop terá formato de aula geral, que abordará sobre a definição do suicídio e as dificuldades de identificação de alguns casos (acidentes, afogamentos, etc). “Os dados epidemiológicos, fatores de risco, fatores de proteção, avaliação do risco, dificuldades encontradas na rede serão discutidos”, explicou o médico.
Outras abordagens como a gestão dos sentimentos, impulsividade e aspectos psicodinâmicos, além do Efeito Werther – incentivo de predisposição ao suicídio ao divulgar suicídios consumados -, e Efeito Papageno – exposição de exemplos de suicídios que não foram consumados, gerando no expectador um efeito preventivo ao suicídio – também serão conteúdos apresentados aos participantes.
O workshop “Prevenção do suicídio: uma abordagem para Profissionais de Saúde” faz parte do projeto Encontros Sindimed, criado para oferecer ao médico a oportunidade de atualização profissional, além de dialogar com a sociedade, trazendo temas de interesse público.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *