Setembro Amarelo: MPF divulga campanha 'Eu te Acolho'

Setembro Amarelo: MPF divulga campanha 'Eu te Acolho'

O mês de setembro, é reconhecido como Setembro Amarelo,  o mês de prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental. Pensando nisso o  Ministério Público da Paraíba (MP/PB) e integrado pelo Ministério Público Federal (MPF) e vários órgãos ligados à temática,  iniciaram a campanha “Eu te Acolho”. Como mensagem no Setembro Amarelo.

A ideia é divulgar às pessoas em sofrimento psíquico e com ideação suicida que existe uma rede de cuidados em saúde mental para apoiá-las e tratá-las, e que o MP está atuando para que os serviços sejam instalados e fortalecidos e o acesso a eles seja ampliado. A campanha também quer chamar a atenção da sociedade para que seja mais empática em relação a quem tem depressão e outros transtornos psíquicos, para que sejam ajudadas nos seus ciclos de convivência.

Além dos órgãos ministeriais (MP/PB e MPF), integram o GT os conselhos de Medicina e Psicologia da Paraíba, as secretarias estadual e municipal de Saúde, a Residência Médica em Psiquiatria da Universidade Federal da Paraíba, a Residência Multiprofissional em Saúde Mental, o Corpo de Bombeiros e o Centro de Valorização da Vida (CVV).

“Neste mês de setembro, quando nos voltamos mais para a discussão sobre o fenômeno do suicídio, estamos dizendo ‘Eu te acolho’ às pessoas que têm ideações suicidas, àquelas que já tentaram tirar a própria vida e aos seus familiares. Conclamamos toda sociedade para se engajar nessa campanha de valorização da vida. Não devemos romantizar o suicídio, nem criticar os tentantes. Temos que oferecer às famílias enlutadas e às vítimas de autoagressão o tratamento de saúde adequado”, explicou a promotora de Justiça do MP/PB, Jovana Tabosa.

Veja também: OMS: UE oferece 400 milhões de euros ao Covax por vacina para covid-19

Tremor de terra assusta moradores de cidades baianas

Recadastramento obrigatório do SUS é prorrogado até setembro

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *