SAÚDE NO AR

Unidade baiana é referência nacional de prevenção do suicídio

De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), apenas em 2023 a Bahia já perdeu 459 pessoas vítimas de suicídio. Em 2022, o número chegou a 849, 21% a mais que em 2019, ano anterior ao início da pandemia de Covid-19, quando teve registro de 701 vítimas.

No estado, um dos serviços que trabalham para reduzir esses índices é o Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (Neps). Unidade da Sesab, o núcleo é referência nacional no acompanhamento de pacientes que tentaram o suicídio. Apenas até julho deste ano, ocorreram 153 internações por tentativa de suicídio no Estado.

Composto por uma equipe multiprofissional de assistência, formada por psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e assistentes sociais.

A psicóloga Soraya Carvalho, coordenadora do Neps, aponta que atualmente cerca de 250 pacientes estão em acompanhamento do núcleo. “Para receber o atendimento, é necessário passar por uma triagem”, explica. “O agendamento é feito por telefone, pelo (71) 3103-4343.”

Atividades

Além dos acompanhamentos considerados mais tradicionais, como consultas com especialistas, o Neps desenvolve atividades que auxiliam no tratamento. Há, por exemplo, oficinas, grupos de leitura e o Cinema do Neps (Cineps). De acordo com Soraya, as atividades ajudam na socialização e simbolizam o esforço conjunto dos profissionais e dos pacientes do Neps por um objetivo comum.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) refere-se ao suicídio como um grave problema de saúde pública mundial. A instituição estima que a cada 40 segundos uma pessoa se suicide no mundo. A OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90% dos casos.

Serviços

Onde buscar ajuda:

– Espalhados pelo Estado, os 327 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) podem atender aos pacientes por demanda espontânea ou mediante encaminhamento de outra unidade de saúde;

– Em caso de urgências e emergências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser contatado pelo telefone 192;

– O Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (Neps) atende mediante agendamento, pelo tel.:  (71) 3103-4343;

– O Centro de Valorização da Vida (CVV) atende pelo número 188. As ligações são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica, fixa ou celular. O endereço eletrônico CVV de atendimento.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe