Vacinação contra gripe:começa hoje! E vai até dia 1º de junho

Vacinação contra gripe:começa hoje! E vai até dia 1º de junho

Foi dado inicio, nesta segunda-feira 23 de abril, à campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. O  Ministério da Saúde tem a pretensão de vacinar cerca de 54 milhões de pessoas, que estejam dentro do grupo prioritário. Além disso, no dia 12 de maio será o Dia “D” da mobilização nacional. A campanha termina dia 1º de junho e não haverá prorrogação.

O Ministério adquiriu 60 milhões de doses da vacina. As pessoas que se estão no perfil da vacinação, devem procurar os postos do Sistema Único de Saúde (SUS) para vacinar-se gratuitamente.

Público-alvo:

Pessoas a partir de 60 anos;

Crianças entre seis meses e 5 anos;

Trabalhadores da saúde;

Professores das redes pública e privada;

Povos indígenas;

Gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto);

Pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional;

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

REAÇÃO ADVERSA

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 h.  A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para orientações.

PREVENÇÃO

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi assegura que não faltará vacina. “É importante reforçar que adquirimos vacina disponível para todas as pessoas que fazem parte do público-alvo. No ano passado não faltou vacina e, neste ano, também não faltará. Nosso objetivo é vacinar 100% desta população”, assegurou o ministro.

O ministro enfatizou a responsabilidade do grupo prioritário buscar a vacina e dos profissionais de saúde, ao identificar essas pessoas, encaminhar para a vacinação. “Gostaríamos de pedir que todos se vacinem. E, quando o profissional de saúde perceber que as pessoas fazem parte do grupo e não estão vacinando, que orientem a imunização. Porque é só dessa maneira que vamos prevenir a doença”, ressaltou Gilberto Occhi.

Leia mais:

Não existe no país a gripe H2N3, são Fake News!

Conheça os tipos de vírus da gripe que circulam pelo Brasil

Assista ao vídeo da campanha:

DIA D-12 de maio

No dia 12 de maio, quando ocorre a mobilização nacional, estarão abertos 65 mil postos de vacinação, sendo 37 mil de rotina e 28 mil volantes, com envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis, para a mobilização, 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.

Redação Saúde no Ar

Fonte:Ministério da Saúde

Foto:internet

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.