Semana da voz: afine seu instrumento

Semana da voz: afine seu instrumento

Sem título

Quem trabalha usando a voz como professor, locutor, cantor, vendedor e outras profissões similares, sabe o quanto ela é preciosa! Cada pessoa tem um timbre, uma personalidade vocal e cuidar da voz é essencial .Essa recomendação vale para a  comunidade como um todo já que estudos apontam de 5 a 8% da população tenha alguma dificuldade vocal que possa atrapalhar a comunicação, como voz rouca, esforço e/ou cansaço ao falar. De acordo com a Sociedade Brasileira de fonoaudiologia,(SBF) os problemas de voz podem atingir até 25% das pessoas em algumas condições de trabalho.

16 de abril é celebrado o dia Nacional e Internacional da voz, com objetivo de promover a conscientização da população sobre a relevância da voz humana para a promoção da saúde e falar sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças. Esta semana é dedicada a ela!.

O diagnóstico precoce para qualquer doença que envolva o aparelho respiratório faz toda diferença para uma cura completa. Este ano a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) promovem a 20ª Campanha Nacional da Voz 2018, que acontece entre os dias 15 e 20 de abril.

Com o o tema  “Afine Sua Voz – Cuide de Sua Voz”,  profissionais da saúde e institutos parceiros promovem inúmeras atividades de educação, orientação e diagnóstico precoce de distúrbios da voz e enfermidades da faringe e da laringe.

Para a presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço- seção Bahia, Rita de Cássia Pereira Benigno,"esta semana é de grande importância para a divulgação do câncer de laringe que afeta muitos brasileiros, pois o quanto antes souber da doença melhor será a recuperação".  Outro ponto abordado pela cirurgiã  é o  fato do câncer de laringe está atingindo  os jovens  “ uma  população jovem, inclusive homens, que  começam a fumar desde cedo”, esclarece a presidente.

A ação tem o apoio do Instituto Nacional de Câncer – Ministério da Saúde, da Fundação de Otorrinolaringologia (FORL), Associação Brasileira de Canto (ABCanto) e da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil).

O assunto foi tema do programa Saúde no Ar, desta segunda-feira (16), quando Patrícia Tosta conversou com a otorrinolaringologista, Clarice Saba, falou sobre a importância do cuidado preventivo. A médica que faz parte da equipe do CEOB – Centro de Otorrinolarinolaringologia da Bahia, chamou atenção para doenças que podem prejudicar a voz. 

WhatsApp Image 2018-04-16 at 13.15.35 (1)

Ouça a entrevista que também contou com a presença da Presidente da SBCCP, para o regional Bahia, Rita de Cássia Benígno, e descubra quais doenças são essas:

Para saber outros cuidados que devem ser tomados com a voz  e acompanhar os locais onde estão fazendo exame gratuitos,acesse o site www.semanadavoz.com.br ou click aqui

O Programa Saúde no Ar é transmitido pela Excelsior AM 840 e rádio on line Saúde no Ar, participação pelo watss App 71 9968-13998 ou  3328-7666.

Fotos:Divulgação

Redação Saúde no ar

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *