UNISOES comemora 30 anos com entrega do Prêmio Nelson Mandela

UNISOES comemora 30 anos com entrega do Prêmio Nelson Mandela

A União de Sociedades Espiritualistas, Filosóficas, Científicas e Religiosas – UNISOES marca seus 30 anos de atividades, reconhecendo pessoas e instituições que vêm se destacando em ações voltadas para a construção de um mundo mais humano e solidário. Este é o objetivo do Prêmio Nelson Mandela, que apresenta sua segunda edição no próximo dia 22 de novembro, às 18h, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador. O prefeito de Salvador, ACM Neto, e o vereador Téo Senna são alguns dos convidados. Os premiados receberão um troféu baixo-relevo de uma representação do líder sul-africano Nelson MandelaPrêmio Nobel da Paz de 1993 – criado pelo artista plástico Roberto D’Araújo. 

Os agraciados de 2019 vão receber o prêmio nas seguintes categorias: Obra Humanitária: Mansão do Caminho (Divaldo Franco); Saúde Pública: Hospital Aristides Maltez, referência no tratamento de pessoas com câncer (Washington Couto); Educação: professor José Wilson Santos, idealizador das Faculdades Integradas AGES em diversos municípios da Bahia; Direito pela Paz e Ética: Sérgio Nogueira Reis, Mestre em Direito e introdutor da abordagem transdisciplinar holística na área jurídica; Projetos Socioculturais: Neojibá – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis Infantis da Bahia (Maestro Ricardo Castro); Meio Ambiente e Sustentabilidade: Ernst Götsch, criador  da Agricultura Sintrópica; Cooperação Inter-Religiosa: URI – Iniciativa  das Religiões Unidas (Enoé Texier); Projeto Artístico e Cultural: Escola Pracatum (Carlinhos Brown); Relevância Científica: Ricardo Ribeiro dos Santos e Milena Soares (Fiocruz e Senai Cimatec), pioneiros no trabalho de Pesquisa com Células Tronco e Biotecnologia; e Mídia da Paz: José Raimundo, repórter da Rede Bahia de Televisão.  

A primeira edição do Prêmio Nelson Mandela, em 2014, marcou os 25 anos de fundação da UNISOEStendo sido premiados: o ambientalista Eduardo Athayde; a educadora Leda Jesuíno; jornalista Cássia Candra; político Téo Senna; Hospital Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce); Lemos Passos (Empresa Socialmente Responsável).  A ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, premiada na categoria Cultura, na edição de lançamento do prêmio (2014), será homenageada na solenidade de entrega desta edição do Prêmio Nelson Mandela, no próximo dia 22/11. 

A UNISOES é um movimento criado em 1989, em Salvador. Vem realizando reuniões mensais e promovendo eventos públicos para disseminar a prática da unidade na diversidade. Em  2008 passou a trabalhar com a Iniciativa das Religiões Unidas – URI, movimento internacional com assento na ONU, a fim de potencializar suas ações. Ao longo dos últimos 30 anos, a UNISOES passou a atuar também em São Paulo, tendo realizado atividades educacionais em parceria com órgãos públicos e privados. Na capital paulista, participou da Comissão Inter-Religiosa do CONPAZ – Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e do Fórum da Cidadania contra a Violência, entre outra ações. 

Na capital baiana, a UNISOES sediou a visita do Monsenhor Michael Fitzgerald, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso do Vaticano e promoveu iniciativas como a implantação da Casa das Religiões Unidas (2010) e o I Encontro Internacional O Planeta é Sagrado e Quer Paz (2017). Desde sua fundação, a UNISOES trabalha em regime de colegiado, numa demonstração de união e inclusividade. Desse modo, as reuniões são realizadas em agenda circular, na sede de todas as entidades participantes.  

SERVIÇO 

Prêmio Nelson Mandela 

Quando: 22 de novembro, às 18h 

Onde: Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador (Praça Tomé de Souza, Centro) 

Ingresso: Evento para convidados 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *