UNMAR tem lançamento hoje

UNMAR  tem lançamento hoje

baiaA UNIVERSIDADE DO MAR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS (UNIMAR) é uma Universidade Aberta, com células-ancoradouros ocupando diversos espaços em parcerias com Universidades, Institutos de Pesquisas, Fundações e Organizações especializadas em Ciência e Tecnologia. Tem como objetivo qualificar pessoas para a aplicação de saberes técnicos e científicos sobre as mais diversas dimensões dos ecossistemas. O marco inicial é o mar da Baía de Todos os Santos. A Unimar quer ainda colaborar na mediação entre instituições e competências individuais; criar redes de solidariedade onde houver condições objetivas e subjetivas para o desenvolvimento da sua praxis pedagógica e catalizar as diferentes linguagens artísticas, técnicas e científicas para difundi-las nos mais diversos segmentos, contribuindo na criação das condições de atendimento das demandas do setor público e privado, atuando na criação de melhores condições de vida aos humanos e não humanos.

Para apresentar esses objetivos à comunidade aconteced nesta quinta-feira (20.09) o Seminário:A RELAÇÃO DO SISTEMA PRODUTIVO (INDÚSTRIA) COM O MAR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS”: A Regulação como Incentivo à Inovação”. Será discutida a relação da indústria com o meio ambiente, a qual envolve muitos setores, níveis e agentes, além de ser marcada por conflitos em torno dos exercícios de direitos, boa parte deles diversos. Esses conflitos são em parte equacionados graças à mediação do Ministério Público (MT) por meio dos TACs (Termos de Ajuste de Condutas).

O Seminário tem como objetivo extrair subsídios para fundamentar uma linha de trabalho coletivo de coleta, sistematização e análise de informações na célula FCE-UFBA/UnMAR que subsidie o desenho de TACs, de forma a preservar o meio ambiente em geral e o mar em particular, das agressões decorrentes de processos produtivos ineficientes e evitar a degradação dos recursos naturais, configurado uma regulação ambiental que funcione como um inventivo à inovação.

Participam do evento representantes de protagonistas institucionais: Ministério Público, INEMA, FIEBA, CODEBA que expressam diversos interesses estruturados e não estruturados, alojados na interface da indústria com o meio ambiente e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade civil.  Pela manhã acntece uma mesa de discussão com representantes dos interesses estruturados e é complementada pela representação do Projeto Baleia Jubarte, uma organização de pesquisa aplicada com contribuição na regulação no âmbito da sua esfera. A mesa da tarde será formada por representantes de organizações não governamentais.

 O seminário acontece no auditório da Faculdade de Economia da Ufba na sala da Congregação na Praça da Piedade  no período de 8h até às 18h, com intervalos às 10h e às 12h.

Na oportunidade serão apresentados os resultados  das atividades de Educação Ambiental do Rotary E-Club da Bahia de preservação das  nascentes do Picuaia e sua sustentabilidade. Pois é afluente do Rio Joanes responsável por 40% do abastecimento de Salvador. 

Serviço:

SEMINÁRIO DA UNMAR  (UNIVERSIDADE DO MAR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS)

DIA 20 DE SETEMBRO ÀS 8H

NA FACULDADE DE ECONOMIA DA UFBA, NA  PIEDADE.

Ouça o comentário da Autora do Projeto: Geracina Aguiar

Foto.Internet

Fonte: Geracina Aguiar

Redação Saúde no ar

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *