Tumores benignos do corpo no Saúde no Ar desta segunda (06.07)

Tumores benignos do corpo no Saúde no Ar desta segunda (06.07)

xantelasmaO termo tumor geralmente é assustador por ser logo associado com o câncer, mas nem todos tumores são cancerosos. Dentre formas de tumores comuns que não oferecem nenhum risco de morte, estão o lipoma, o xantelasma, e o siringoma.

O lipoma é um tumor beningno constituído por células de gordura (células adiposas). Os lipomas costumam crescer no tecido subcutâneo, ou seja, logo abaixo da pele. Porém, apesar de menos comum, também é possível a ocorrência de lipomas mais profundos, que surgem nos que surgem nos s músculos, nervos, órgãos internos ou na cavidade abdominais.

Já os xantelasmas (foto) são placas amareladas que se desenvolvem na pele em região periorbital , ou seja, nas pálpebras. Essas placas são planas ou ligeiramente elevadas, freqüentemente simétricas e com tendência a serem múltiplas. É o tipo mais comum dos xantomas (que são lesões cutâneas decorrentes do depósito de lipídios na pele). O termo xantelasma é derivado do grego xanthos = amarelo e elasma = placa metálica. O curso evolutivo desta patologia é lento e progressivo, até estacionar-se por completo, sendo raras as involuções espontâneas, o que significa que não vai desaparecer se não for tratada ou retirada cirurgicamente.

O siriongoma, por sua vez, é um tumor anexial benigno do ducto sudoríparo ecrinointra-epidermico, caracterizando-se por papulas cor da pele, ocorrendo com mais freqüência em mulheres adultas, principalmente brancas. A área mais acometida é a face em particular as pálpebras e regiões periorbitárias.

Se você quer saber mais sobre esses tipos de tumores e a diferença entre o xantelasma e a siriongoma não pode perder o Saúde no Ar desta segunda-feira (06.07). A convidada é a médica Lídia Salles-  dermatologista clinica cirúrgica e estética, membro da Sociedade brasileira de dermatologia. Que vai responder a todas as questões sobre o assunto.

O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *