Síndrome Guillain-Barré é tema da mesa-redonda do Saúde no Ar deste sexta

Síndrome Guillain-Barré é tema da mesa-redonda do Saúde no Ar deste sexta

Desconhecida da maioria das pessoas até pouco tempo, a Síndrome Guillain–Barré tornou-se mais conhecida após o surgimento de casos, que culminaram com a notificação à Vigilância Epidemiológica do Estado da morte de uma mulher de 26 anos. A Secretaria de Saúde do Estado( Sesab) confirmou 55 casos de complicações neurológicas da doença, do início de maio até esta quarta-feira(08.07) e o Ministério da Saúde informou que destes, 29 foram confirmados como Síndrome Guillan-Barré (SGB).
O ministério informou, ainda, que enviou para a Sesab 300 unidades do medicamento imunoglobulina, utilizado para o tratamento da doença , que tem como características principais a fraqueza muscular e paralisia dos músculos.

Nesta quinta( 09.07), uma criança de sete anos foi diagnosticada com a síndrome Guillain-Barré em Feira de Santana. A menina está internada no Hospital Estadual da Criança (HEC) desde o dia 1º de julho. De acordo com boletim da unidade, o estado de saúde dela é considerado estável. A criança também teria apresentado melhora desde que começou a ser tratada com imunoglobulina, nesta terça-feira (07.07). No entanto, ela continua sob cuidados médicos e ainda não há previsão de alta.

O Saúde no Ar promove nesta sexta-feira (10.07) uma mesa-redonda, a Saúde em Foco, sobre essa grave enfermidade, que é considerada rara mas que está assustando o país.
Os convidados para o debate são o neurologista Antonio Andrade professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ita de Cassia- enfermeira e superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde e a infectologista Maria Alice Sena.

O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.