O Saúde no Ar desta quinta aborda o câncer colorretal

O Saúde no Ar desta quinta aborda o câncer colorretal

O câncer colorretal é o tema do Saúde no Ar desta quinta-feira (09.07) e terá como convidada a proctologista Meyline Lima, que vai falar sobre esse tipo de câncer e das providências a serem tomadas ao surgimento de sintomas como: mudança do hábito intestinal, isto é, constipação ou diarréia sem associação com o alimento ingerido; anemia, fraqueza, cólica abdominal, emagrecimento; sangramento pelo reto e sensação de evacuação incompleta.

Esse câncer abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos.

Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos.

O câncer colorretal atinge pessoas de qualquer sexo e idade, mas é mais comum após os 50 anos. No Brasil para o ano de 2014, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) era de 32 mil casos, sendo 15.070 homens e 17.530 mulheres. Esse é o 4° tumor mais comum em homens (ficando atrás de próstata, pulmão e estômago) e o 3° tumor mais comum em mulheres (depois de câncer de mama e colo de útero).

A maioria dos tumores começa como uma lesão benigna que evolui lentamente até transformar-se em um tumor maligno (câncer). Nesta fase de evolução, é possível retirar a lesão e impedir a sua evolução para um câncer. Por isso, a prevenção é uma atitude importante para a detecção precoce das lesões, ainda em fase benigna ou em estádios clínicos iniciais e curáveis

Qualquer pessoa com um dos sintomas citados deve procurar um médico – principalmente se houver sangramento pelo ânus – para realizar um exame clínico. Entre esses exames, pode ser necessária a realização do toque retal e do exame de colonoscopia.

O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.
A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.