Portal Saúde no Ar

 

Inca: Brasil deve registrar mais de 2 milhões de novos casos de câncer no próximo triênio

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), entidade ligada ao Ministério da Saúde, divulga nesta quarta-feira (23) mostra que os casos de câncer, no Brasil, no próximo triênio, deve registrar aproximadamente 705 mil novos casos de câncer por ano, entre 2023 e 2025.

Na estimativa, estão presentes as ocorrências para os 21 tipos de tumor mais incidentes.

De acordo com os dados do Inca, no próximo triênio, mais de dois milhões de brasileiros receberão diagnostico de um novo tumor, seja ele benigno ou maligno.

Além disso, os dados revelam que após o câncer de pele, o tumor na próstata, em homens, e mama, em mulheres, serão os mais incidentes no país neste período analisado. Seguido, aparecem o câncer de mama (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Segundo a analise da entidade em valores absolutos, o câncer de mama deve atingir quase 75 mil mulheres todo ano, entre 2023 e 2025. Ou seja, 225 mil novos casos nos próximos três anos. Já o de próstata vai totalizar 72 mil novos casos entre os homens – 216 mil no triênio.

O Brasil comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer no próximo domingo, dia 27 de novembro.

Ainda, de acordo com o Inca, dos 704 mil novos casos anuais de câncer no Brasil no próximo triênio, 70% terão registro na população das regiões Sul e Sudeste do país, em função da maior densidade demográfica.

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe