Ministério da Educação (MEC) anunciou o resultado preliminar do Censo Escolar da Educação Básica de 2021 em portaria publicada no Diário Oficial da União. De acordo com o ministério, os resultados representam à matrícula inicial na creche, pré-escola; bem como ensinos fundamental e médio (incluindo o médio integrado e normal magistério) no ensino regular e na educação de jovens e adultos (EJA) presencial fundamental e médio (incluindo a EJA integrada à educação profissional).
Além disso, os dados incluem as redes estaduais e municipais; urbanas e rurais em tempo parcial e integral e o total de matrículas nessas redes de ensino. A coleta de dados aconteceu entre os dias 18 de junho e 23 de agosto, por meio do sistema Educacenso.
Assim, com a publicação os gestores estaduais e municipais têm 30 dias para conferência, ratificação e eventual retificação das informações. No dia 7 de outubro, o instituto realizará uma live no YouTube para orientar os gestores das escolas e redes a respeito desses procedimentos.
Contudo, durante este período, as escolas poderão complementar as informações com dados; desde que as informações tenham como base a data de referência do Censo Escolar 2021, que é 26 de maio de 2021.
Dessa forma, os resultados finais da primeira etapa estarão disponíveis em 31 de janeiro de 2022.