Integração verde

Integração verde

No  programa Excelsior Saúde desta quarta feira (22/09), Patrícia Tosta, entrevistou seu esposo, o  físico, Ezequiel de Oliveira, idealizador do Projeto Integração Verde, e Diretor Executivo do Portal Saúde no ar. O Programa foi especial em comemoração ao inicio da Primavera. Abaixo reproduzimos a poesia de autoria de Ezequiel.

Rua A *Buquevilles lilás*, até final da esquina.

Vire à direita, encontre a rua de B, a rua das *Buqueviles laranja*, bem ali.

Depois com perfume penetrando na alma, sinta e veja a doçura da rua C, as *Acácias-do- Nordeste* alinhadas, lado a lado, casa a casa;

E como amarelinhas em jogos infantis, salte para rua E, e estupefato sintonize com beleza singular da floresta plantadas de *Cinamomos*.

Pare um instante, respire, respire e admire. Parece uma eternidade colossal, mas afinal, não é?

Com o folego resinificado, pule de volta para rua D. Esse jogo de amarelinha, deveria ser chamado florestinha encantada urbana. Agora o que vê? Uma série, meticulosamente planejada de *Quaresmeiras*, na cor original, sem igual, incomparável! Um presente aos olhos.
Devagar, sem presa da rotinha, dobre em procissão para próxima admiração. Rua F, em consonância de cores, os *Jacarandás-Mimoso* florescem.

A alma já renovada, as lágrimas caladas, encontre a rua da aurora, rua G. Revoadas de andorinhas abrem a sua jornada pelas *Patas-de-vaca* plantadas. Uma aclamação!

A natureza, parece ter voz, ser espelho nesta jornada. Ainda em jornada na rua H, os *Manacás- da-Serra* refletem e acalma os sentimentos, tudo em justo equilíbrio.

Atônito com as frequências de cada folha, de cada flor, de cada cor, o silêncio vai tomando os passos e leva-te na rua I, justa rua I, as *Magnólias*. Com seu colorido quase despercebido revelador. O silêncio contemplador de cada morador.

Um labirinto de mágica, uma floresta encantada, uma favela resignificada, uma escola ensinada, ruas, ruas, ruas, flores, flores, arvores, minhas irmãs, os irmãos moradores em plena sintonia. Gritam e replicam, ainda não concluiu. Vá em frente
Agora com os sentidos tomados, o choro, já não abafado, siga na rua J. Grande surpresa, os verdes, o branco das flores, a paz dos moradores, o canto dos pássaros, as *Jasmineiras* camufladas nas *Damas-da-noite*. Desabo em rendição a Gaia!
Tomada das emoções da natureza em vibração permanente siga em frente na rua L, as *Jabuticabeiras* te presentearão com seus frutos. Que frutos!

Em gratidão permanente, encontre na rua M as *Paus-fava*, enaltecendo e tecendo a visão.
Na certeza que tudo é possível, as ruas N, O e P são as respostas das diversidades que compõe a natureza no meio. Veja as casas com suas sacadas ornamentadas com *Trepadeiras Unha-de-gato e Jiboias* nos seus jardins de varanda, *Ipês-mirim*, contrastando com os *Afaneiros* enfileirados. Um equilíbrio, justo e perfeito!
Em êxtase nesse labirinto que refaz a alma, refaz o movimento, entoa os cantos dos pássaros para o equilíbrio, admire a *Cerejeira-do-Japão* em frente a escola renovada.
Em sintonia com a visão estereoscópica das águias, veja o paisagismo camuflado da escola, a horta desejada, a farmácia viva. Crianças brincando entre as *Mangueiras, Pitangueiras, Muringueiras e Romanzeiras* em vibração construindo uma nova sociedade, saudável e próspera.
Paz e Luz!
Ezequiel Oliveira
ezequiel.fisico@gmail.com.br
www.portalsaudenoar.com.br
WhatsApp 55 71 987596650

Ouça na voz de Ezequiel.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *