Projeto Escola no Hospital promove educação

Projeto Escola no Hospital promove educação

Foto: Divulgação / OsidAs Obras Sociais Irmã Dulce oferecem em há quase 15 anos o projeto Escola no Hospital, que promove educação contínua para as crianças, jovens e adultos internados nas unidades do complexo de saúde. O trabalho funciona em esquema de parceria com a prefeitura de Salvador e conta com colaboradores fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação.

Durante o tempo em que permanecem na Osid, os pacientes recebem os serviços de educação. Como explica Anaildes Bonfim, coordenadora pedagógica do projeto. “Trabalhamos no Hospital da Criança, com atendimento infantil, de 3 a 18 anos incompletos, no CATA (Centro Acolhimento e Tratamento de Alcoolista), com educação de jovens e adultos alcoolistas e também na unidade que atende pacientes crônicos, que por conta da longa permanência hospitalar muitas vezes não teve oportunidades de alfabetização”, conta a coordenadora.

O projeto vai de contra a ideia de que pessoas internadas não precisam ou não sentem vontade de estudar. “As mães chegam a dizer que quando estão em casa às crianças não gostam de estudar, no entanto, aqui eles se comportam muito bem e se divertem”, diz Bonfim, que também destaca o elo do projeto com a Secretaria Municipal de Educação. “Nosso objetivo é manter o vínculo dos pacientes com a escola, ou seja, se percebermos que a internação irá passar e 15 dias, entramos em contrato com a escola de origem para nivelar o conteúdo da turma deste aluno, para quando ele retorne não tenha nenhuma defasagem diante dos seus demais colegas”, finalizou a coordenadora pedagógica do projeto.

Por Lucas Caldas

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.