Projeto brasileiro sobre estresse é reconhecido em congresso internacional

Projeto brasileiro sobre estresse é reconhecido em congresso internacional

estresse projeto aprovado

O projeto “Grupo do Manejo do Estresse e Promoção do Bem-Estar”, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), foi selecionado entre os quatro melhores trabalhos apresentados durante o 17º Congresso de Stress da Isma-BR (Internacional Stress Management Association). O evento aconteceu entre os dias 20 e 22 de junho, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e tinha como tema: "Trabalho, Stress e Saúde: Soluções para o Burnout – da teoria à ação”.

O congresso debateu respostas para o problema do Burnout, tipo de distúrbio psíquico depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, ligado ao esgotamento profissional. Para o resultado esperado na discussão, foram analisadas reações psicológicas e fisiológicas, programas de qualidade de vida para servidores públicos, entre outros. A ação reuniu palestrantes nacionais e internacionais, a exemplo da psicóloga americana, Christina Maslach, uma das primeiras a desenvolver pesquisas sobre o tema.

O “Grupo de Manejo” foi apresentado pela estagiária Iana Lemos e por Rúbia Castro, psicóloga organizacional do HU-Univasf, unidade filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). “Com os conhecimentos adquiridos, iremos inserir técnicas inovadoras de manejo do estresse, principalmente por meio da psicoeducação, objetivando o gerenciamento e reconhecimento dos sinais e sintomas, como também a sua prevenção. Pretendemos dar continuidade ao projeto no âmbito do hospital a partir do próximo semestre de 2017”, afirmou.

A proposta foi bastante elogiada pelo grupo de congressistas, formado por profissionais de recursos humanos e de saúde, executivos, gerentes, facilitadores de cursos e outros com atuação na área de prevenção e de tratamento do estresse.

Promoção do Bem-Estar- O profissional de saúde, em geral, faz parte de uma das classes trabalhadoras mais afetadas pelo estresse, pois, neste tipo de ambiente encontram-se diversos fatores que podem desencadeá-lo. Pensando na qualidade de vida de seus profissionais, o HU-Univasf criou o projeto: “Manejo do Estresse e Promoção do Bem-Estar”. O objetivo é orientar os trabalhadores a gerenciar seus níveis de estresse de forma efetiva.

A metodologia é baseada em pesquisas e estudos da Psicologia Comportamental, da Neurociência Contemplativa e da Psicologia Positiva e aplicam dinâmicas como: meditação, ioga, técnicas de respiração e relaxamento. Também foi aplicado o Registro de Pensamentos Disfuncionais (RPD), uma técnica da terapia cognitiva comportamental que ajuda o indivíduo a identificar e analisar de forma consciente os seus pensamentos e emoções.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *