SAÚDE NO AR

Estudo: idade biológica aumenta com o estresse, mas pode ser revertida

Estudo realizado por pesquisadores da Brigham and Women’s Hospital e publicados na revista científica Cell Metabolism; mostra que a idade biológica, que reflete a saúde das células e dos tecidos, pode sofrer influencia por diversos fatores. Entre eles, doenças, estilo de vida e exposições ambientais.

De acordo com a pesquisa, o estresse do organismo causado por cirurgias, gravidez e quadros graves de Covid-19 aumentou os sinais de idade biológica. Contudo, os casos eram revertidos após a recuperação. Dessa forma, os pesquisadores sugerem que os achados têm implicações para o teste de medicamentos antienvelhecimento.

“O estresse severo pode desencadear o aumento da idade biológica, mas se esse estresse for de curta duração, os sinais de envelhecimento biológico podem ser revertidos”, detalha.

O estudo

Os cientistas reuniram dados de diferentes contextos que influenciam no estresse fisiológico grave. Em um experimento, eles examinaram amostras de sangue de pacientes idosos submetidos a cirurgias de emergência, analisando amostras coletadas imediatamente antes da cirurgia, alguns dias após o procedimento e antes da alta do hospital.

Além disso, a equipe também analisou amostras de sangue de camundongos e de pessoas grávidas, observando amostras das fases inicial e final da gravidez e após o parto. E em uma terceira análise, a equipe examinou amostras de pacientes com teste positivo para Covid-19 e internados em unidades de terapia intensiva (UTI).

A equipe usou “relógios biológicos” para determinar a saúde das células e tecidos. Os relógios biológicos medem os níveis de alterações moleculares no DNA que podem indicar um aumento no risco de morbidade e mortalidade. Em todas as análises, os pesquisadores viram indícios de que a idade biológica aumentou em situações de vários estresses fisiológicos, mas foi preservada quando a situação estressante foi resolvida.

“Nossas descobertas desafiam o conceito de que a idade biológica só pode aumentar ao longo da vida de uma pessoa e sugerem que pode ser possível identificar intervenções que possam retardar ou mesmo reverter parcialmente a idade biológica”, disse o coautor Vadim Gladyshev, pesquisador da Divisão de Genética de Brigham.

“Quando o estresse foi aliviado, a idade biológica pode ser restaurada. Isso significa que encontrar maneiras de ajudar o corpo a se recuperar do estresse pode aumentar a longevidade”.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe