Poluição urbana

Poluição urbana

poluicao-urbanaA poluição do ar é caracterizada pela presença de substâncias indesejáveis no ar em quantidades que podem representar riscos à saúde e ao meio ambiente. Há então uma diversidade de poluentes que são lançados diariamente na atmosfera, seja por fontes naturais ou por ações provocadas pelo homem quando utilizamos, por exemplo, combustíveis fósseis para obtenção de energia.

Os tipos de poluentes encontrados no ar são principalmente: monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, compostos orgânicos voláteis e o material particulado.

Alguns destes poluentes, a exemplo do material particulado, são associados de forma mais consistente aos efeitos adversos à saúde. Estamos falando da poeira que pode não ser visível aos nossos olhos. Elas normalmente estão suspensas no ar em frações grossas, finas e ultrafinas. Aquelas que representam maior risco para a saúde variam em tamanho de 0,1μm a 10μm. Estas partículas de 10μm são também conhecidas como partículas inaláveis ou fração torácica, pois penetram facilmente nas vias respiratórias.

Este poluente consiste numa mistura de partículas líquidas e sólidas de menor ou maior toxicidade que ficam suspensas no ar, e sua composição pode variar, a depender das fontes emissoras presentes no local. Na atmosfera das cidades o diesel é o responsável pela maior parte dos contaminantes atmosféricos e também é o principal responsável pela emissão de partículas finas, ou seja aquelas com tamanho aerodinâmico menor que 2.5 μm (MP 2.5). Se comparado à gasolina, o diesel emite um numero 100 vezes maior de partículas no ar considerando mesmo percurso de viagem. Assim, investir em políticas públicas para o transporte pode ter um grande impacto no controle da poluição do ar das nossas cidades.

O assunto foi tema do programa Saúde no Ar no Quadro Saúde e Meio Ambiente com a pesquisadora em Saúde Pública Nelzair Araujo Vianna.

O Quadro Saúde e Meio Ambiente vai ao ar toda quarta-feira no Programa Saúde no Ar, transmitido pelas Rádios Excelsior AM 840 e Web Saúde no Ar.

Ouça comentário na íntegra:

NEUZAIRNelzair Araujo Vianna – Pesquisadora em Saúde Publica no Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz/Fundação Oswaldo Cruz /BA. Dra. em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.Mestre em Medicina e Saúde/ UFBA, Especialista e Especialista em Poluição do Ar e Saúde Humana pela FMUSP.

 

Redação Saúde no Ar

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *