Parceria contra o câncer de mama

Parceria contra o câncer de mama

Com o propósito de ampliar o diagnóstico precoce do câncer de mama em mulheres de 101 municípios- assim possibilitando a chance de cura em até 95% dos casos- o Governo do Estado da Bahia fez uma parceria com o Instituto Avon que investirá R$ 12 milhões na aquisição de veículos e equipamentos para seis unidades fixas e seis unidades móveis, enquanto que o governo estadual arcará com a manutenção das estruturas, ao custo superior a R$ 16 milhões por ano, beneficiando mais de 80 mil mulheres, entre 50 a 69 anos.

Em 2007, a região de Juazeiro foi a primeira a receber as unidades de prevenção, fruto dessa parceria. Este ano, a cobertura mamográfica irá expandir para as regiões de Salvador, Guanambi, Irecê, Jequié e Teixeira de Freitas. Na capital, a unidade de referência será o Hospital da Mulher, enquanto no interior serão as Policlínicas Regionais de Saúde.

Além da mamografia digital e do papanicolau, o projeto engloba exames complementares de diagnóstico, tais como mamografia com estereotaxia, ultrassom de mama, biópsia de mama e colo do útero, além de consultas médicas especializadas e aulas de educação continuada para os profissionais de saúde. Por dia, as novas unidades móveis terão a capacidade de realizar 57 mamografias e 70 exames de Papanicolau.

Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), para o ano de 2018 serão cerca de 2.870 casos de câncer de mama no estado da Bahia. Só na capital baiana serão mais de mil mulheres.

“Tenho a esperança que, em breve, nenhuma mulher morra mais de câncer de mama, por não ter tido diagnóstico e tratamento”, afirma o governador da Bahia, Rui Costa, que tem uma relação estreita com o tema. Há 23 anos sua mãe morreu devido ao câncer de mama.

O governador Rui Costa pontua ainda que “quando precocemente descoberto, pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo, o que, para algumas mulheres, é como uma mutilação, ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”, destaca o governador.

Para o Instituto Avon, a parceria tem o potencial de ser um divisor de águas na história do câncer de mama no Estado da Bahia, tornando-se uma referência para todo o Brasil. “A continuação desse projeto é mais um importante passo na missão de valorizar a vida da mulher. Ao conjugar os esforços e os recursos complementares dos parceiros com ampla experiência na promoção do diagnóstico precoce da doença e resultados comprovados ao longo de anos, temos os elementos para observarmos um aumento gradativo e significativo da cobertura mamográfica na região, com consequente aumento da precocidade dos diagnósticos e sucesso nos tratamentos, resultando em milhares de vidas salvas”, destaca Daniela Grelin, diretora do Instituto Avon.

“Tenho muito orgulho de ter raízes nordestinas, pois aprendi o exemplo de amor ao próximo com a minha família. Fiquei muito contente ao saber sobre o Projeto Bahia. É uma grande satisfação poder contar com o Instituto Avon, parceiro de longa data do Hospital de Amor, pois eles realizam um trabalho fantástico de prevenção e assistência a milhares de mulheres brasileiras”, ressalta o presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata.

O projeto atenderá as seguintes regiões:

1. Região Metropolitana de Salvador que conta com treze municípios (Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, Salvador, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz) com total de 3.919.864 habitantes.

2. Regional de Saúde de Guanambi com vinte e um municípios (Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi) com 466.468 habitantes.

3. Regional de Saúde de Irecê com dezenove municípios (América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique) com 422.923 habitantes.

4. Regional de Saúde de Jequié com vinte e cinco municípios (Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Brejões, Cravolândia, Dário Meira, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Planaltino e Santa Inês) com 512.755 habitantes.

5. Regional de Saúde de Teixeira de Freitas com treze municípios (Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda) com 454.717 habitantes.

6. Regional de Saúde de Juazeiro com dez municípios (Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaça, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso,Santo Sé, Sobradinho e Uaua), abarcando mais de 540 mil habitantes.

Rastreamento do Câncer de Mama na Bahia

Com um total de 1.128.195 mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entre 2015 e abril deste ano, a Bahia obteve o primeiro lugar em cobertura no ranking nacional do exame, conforme estudo realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia.

A conquista é resultado da preocupação do Governo do Estado da Bahia com as mulheres em relação ao câncer de mama. A mamografia, de acordo com o Ministério da Saúde, é indicada para as mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária de maior risco para a doença. As unidades móveis do programa itinerante Saúde Sem Fronteiras já percorreram todas as regiões de saúde, realizando exame de mamografia para mulheres que nunca tiveram a oportunidade de fazê-lo.

Redação saúde no Ar

Fonte/foto:Ascom/Sesab

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.