Osteoporose - doença silenciosa

Osteoporose - doença silenciosa

Segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose, cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil sofrem com a a perda acelerada de massa óssea. A doença acomete idosos e, principalmente, mulheres na pós-menopausa. Contudo, é uma doença silenciosa e, na maioria das vezes, evolui de forma assintomática. É preciso ter acompanhamento médico regular, assim é possível identificá-la e iniciar o tratamento o quanto antes. A fragilidade dos ossos nas mulheres é causada pela ausência de estrogênio (hormônio feminino), que torna os ossos porosos como uma esponja e é a maior causa de fraturas e quedas dos idosos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Brazilian Osteoporosis Study – Brazos, cerca de 90% dos brasileiros já ouviram falar da doença, mas desconhecem a prevenção e acreditam que ela seja consequência natural do envelhecimento e, por isso, inevitável.

O assunto será temha do Programa Saúde no Ar, onde Patrícia Tosta conversa com o ortopedista e membro da Sociedade Baiana de Ortopedia, Dr. Carlos Alberto.

Sintonize seu rádio às 8h na Rede Excelsior de Comunicação AM 840 e participe. Ligue para o telefone (71) 3328-7666 ou envie uma mensagem para o whatsapp (71) 99681-3998.

Foto: Google

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.