Doenças reumáticas: 100% da população sofre com elas após 60 anos

Quem possuí doenças reumáticas sofre mais com os sintomas durante o Inverno. Segundo a OMS, mais de 12 milhões de brasileiros tem doenças reumáticas. O reumatologista Jozélio Freire conversou com patrícia Tosta no Programa Saúde no Ar e revelou que não há comprovação científica de que o clima influencia na doença, porém a sensação de frio leva os pacientes a sentirem os sintomas com mais frequência.

“A partir de 60 anos de idade 100% da população apresenta artrose”, enfatiza o reumatologista, que sugere que a partir dos 50 anos o paciente procure tratamento para a doença, assim, há mais chances de conviver bem com a doença.

Apesar de acometer todos os idosos, essas doenças, não são exclusivas para essa faixa etária da população. O reumatologista, explica que essas doenças não atacam somente idosos: “Os problemas reumáticos podem aparecer desde  a infância. Muitas crianças tem febre reumática, ela pode afetar jovens de 5 a 15 anos”.

Os sintomas das três doenças reumáticas mais conhecidas, que são artrite, artrose e osteoporose, se manifestam de maneiras distintas, depende do gênero e da condição do corpo. “Pessoas que já sofreram lesões e usam muitos medicamentos com corticoide, por exemplo, possuem mais riscos de adquirir osteoporose, por isso deve-se procurar cada vez mais cedo acompanhamento médico”, alerta Jozélio.

O paciente que não trata essas doenças podem sofrer fraturas graves, que exigem na maioria dos casos cirurgia, em outros, levam a morte da vítima.

“A redução da altura da pessoa é um sinal clínico de osteoporose, na artrose, joelho e quadril são as partes do corpo mais afetadas”. A redução de peso é um dos mecanismos usados para inibir dores nos pacientes. De acordo com o especialista, se o paciente usar corretamente a medicação, ela vive bem, mesmo sendo uma medicação de uso constante.

Ouça a entrevista completa com o especialista:

Veja as principais diferenças:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.