Ortodontia: estética ou tratamento?

Ortodontia: estética ou tratamento?

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda, porém, a coordenadora do curso de Ortodontia da Associação Brasileira de Odontologia,seçao Bahia (ABO-BA), Maria Rita Sancho Rios Xavier, em entrevista ao Saúde no Ar explica que o tratamento ortodôntico não tem um caráter apenas estético, mas funcional, na medida em que tem um impacto significativo, por exemplo, na alimentação e na fala.

De acordo com a especialista em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares, a ortodontia é uma especialidade da odontologia que cuida da prevenção ao tratamento com o objetivo de posicionar os dentes nas arcadas dentárias, ou seja não basta apenas que os dentes estejam alinhados, bonitos e arrumados, eles precisam estar funcionando de forma adequada”, informa.

Para que o tratamento ortodôntico dê certo, o aparelho precisa ser fixado na superfície dos dentes. Os profissionais usam uma espécie de cola, chamada de resina odontológica, que é específica para colagem de bráquetes. De acordo com a dentista, muitas pessoas acabam utilizando por conta própria bráquetes, o que leva, muitas vezes, a perda de dentes.

Segundo dados da Associação Brasileira de Odontologia, 27 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista. Dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde indicam que somente uma pequena parcela da população brasileira tem acesso a tratamentos odontológicos. Segundo a pesquisa, metade das pessoas entre 35 e 45 anos de idade já perdeu ao menos 12 dentes e 80% dos idosos têm menos de 20 dentes na boca.

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), 46% dos brasileiros consideram difícil o acesso ao cirurgião-dentista e cerca de 20% não costumam ir ao consultório odontológico. O principal motivo é a falta de condições financeiras, principalmente entre os indivíduos das classes mais baixas. O resultado desse quadro se resume na falta de orientação profissional à população, resultando num difícil diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças bucais.

ortodontia

Perigo do uso aparelhos dentários ilegais- Segundo levantamento do CFO, os jovens estão usando até cerdas de vassouras como fios para chamar atenção, pelas cores diferentes e, segundo os adolescentes, esses aparelhos coloridos representam um símbolo de ostentação, com isso, o que seria para corrigir problemas de fala e de dentição, entre outros, virou símbolo de poder econômico. No entanto, há o perigo do modismo se espalhar por todo o País, criando uma rede clandestina de venda e se instalando como um problema de saúde pública.

riscos-do-aparelho-dentario-falso

A Anvisa ressalta que todos os produtos usados em tratamento que entram em contato com o corpo humano devem ser regularizados na agência.O Código Penal, prevê  crime de “Lesão Corporal”, culposo ou até doloso, por dolo eventual, hipótese em que o autor assume o risco de produzir o resultado e ainda  o crime de “Perigo para a vida ou saúde de outrem”.

Ortodontia no SUS O Ministério da Saúde passou a financiar, por meio da Portaria Ministerial Nº 718/SAS de 20/12/2010, novos procedimentos da tabela do SUS: aparelho ortodôntico/ortopédico e implante dentário osteointegrado (incluindo a prótese sobre o implante).  De acordo com o Ministério os tratamentos poderão ser realizados nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) – Brasil Sorridente.

A ABO-Ba também oferece atendimento gratuito à população. Para tanto é  preciso ter atestado de um dentista indicando qual o procedimento a ser feito e encaminhar a ABO, no bairro Itaigara, Rua Altino Serbeto de Barros, 138, Pituba – Salvador BA. Tel.: 71 2203-4064.

ortodontia a

Ouça abaixo a entrevista completa da coordenadora do curso de Ortodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Maria Rita Sancho, ao Saúde no Ar:

Conheça os serviços e tratamentos odondológicos oferecidos pela ABO.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

1 Comment

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.