OMS vai comprar antivirais para combater a covid-19

OMS vai comprar antivirais para combater a covid-19

Novo programa coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) vai permitir que países pobres tenham acesso justo a vacinas; bem como testes e tratamentos contra a covid-19. Além disso, um dos objetivos do novo programa pretende garantir medicamentos antivirais para pacientes com sintomas leves por até 10 dólares (aproximadamente R$ 56).

De acordo com a Reuters,  que teve acesso a um rascunho do documento; há a possibilidade do uso do comprimido experimental Molnupiravir, da Merck &Co. Contudo, outros medicamentos também estão em fase de desenvolvidos para tratar doentes com sintomas leves.

Assim, o documento, que traça as metas do Acelerador de Ferramentas de Acesso à Covid-19 (ACT-A) até setembro de 2022;  revela que o programa pretende entregar cerca de 1 bilhão de testes de covid-19.

Dessa forma, a iniciativa ACT-A quer distribuir um mínimo de 100 testes por 100 mil habitantes nas nações mais pobres. Já que, o reforço da testagem também poderá ajudar a detectar possíveis novas variantes.

Com os teste será possível  reduzir a diferença entre ricos e pobres, já que apenas 0,4% dos cerca de 3 bilhões de testes realizados em todo o mundo foram feitos em países pobres.

Além disso, o documento destaca que “o acesso à vacina é altamente inequitativo, com a cobertura variando de 1% a mais de 70%, dependendo do grau de riqueza do país”.

O programa visa a vacinar pelo menos 70% da população elegível em todos os países até meados do próximo ano, em linha com as metas da OMS.

 

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *