Creasi realiza Webpalestra sobre pandemia e envelhecimento

Creasi realiza Webpalestra sobre  pandemia e envelhecimento

Será realizada nesta quarta- feira (20/10) ás 8h 30,  pelo Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), uma Webpalestra com o tema: “Envelhecimento e Pandemia: O que aprendemos?”, com a terapeuta ocupacional Helena Patáro, especialista em gerontologia, mestranda em Enfermagem e Saúde, conselheira do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (Cepi) e a médica geriatra Josecy Peixoto, doutora em Medicina e Saúde Humana.

A palestra pode ser assistida no endereço do site do Telessaúde TelessaudeBA_Home | Telessaúde Bahia

A webpalestra faz parte da programação especial que o Centro desenvolveu pelo Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, com o objetivo de conscientizar para necessidade de proteção e cuidados com os idosos, principalmente diante dos desafios impostos pela pandemia pelo Coronavírus, ressaltou, a diretora da Unidade e médica geriatra, Mônica Hupsel Frank.

“Atendemos o público mais impactado com a pandemia e desde o início, buscamos desenvolver ações de atuação direta na reabilitação e preservação da funcionalidade dos idosos, bem como, de aprimoramento científico, dentro da temática, com os nossos profissionais de saúde”, concluiu.

Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgada em agosto desse ano, mostra que o número de mortes por Covid-19 no Brasil, em 2020, foi de 230.452 pessoas. Um dado na pesquisa chama atenção e evidencia todo esse impacto: três em cada quatro óbitos aconteceram em pessoas com mais de 60 anos de idade, num total de 175.471 idosos. Nesse grupo, a faixa etária mais afetada foi a de 70 a 79 anos, concentrando 33% dos óbitos de idosos por Covid-19, no ano passado. O estudo aponta ainda que 29% tinham entre 60 e 69 anos; 27% de 80 a 89 anos; e 11% mais de 90 anos.

Fonte: Creasi

JR

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *