OMS recomenda dois novos tratamentos contra a Covid-19

OMS recomenda dois novos tratamentos contra a Covid-19

Nesta sexta-feira (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou oficialmente dois novos tratamentos contra a Covid-19 em casos muito específicos;  elevando o total destes fármacos a cinco.

O relatório com a recomendação ainda terá publicação na médica The BMJ; de acordo com os especialista da OMS, a recomendação é para um tratamento à base de anticorpos sintéticos, o sotrovimab, e um medicamento em geral usado contra a poliartrite reumatoide, o baricitinib.

Contudo, estes medicamentos não são destinados a qualquer paciente. O sotrovimab tem recomendação para pacientes que contraíram covid-19 sem gravidade, mas com alto risco de hospitalização. Seu benefício para pacientes que não correm este risco é muito baixo.

Quanto ao baricitinib, ele possui recomendação para “pacientes acometidos de covid grave ou crítica” e o medicamento deve ter administração “combinado com corticoides”.

Nestes pacientes, sua ingestão “melhora a taxa de sobrevivência e reduz a necessidade de se submeter à ventilação mecânica”.

Além disso, a a OMS já recomendava três tratamentos: os anticorpos sintéticos, vendidos com o nome “Ronapreve”, desde setembro de 2021; um tipo de medicamentos chamados “antagonistas da interleucina 6” (tocilizumab e sarilumab), desde julho de 2021; e os corticoides sistemáticos para pacientes graves, desde setembro de 2020.

Por outro lado, os especialista alertam que os outros medicamentos desta família (ruxolitinib e tofacitinib) não devem ser usados contra a covid, por falta de dados sobre sua eficácia ou sobre seus efeitos colaterais.

A OMS costuma atualizar regularmente suas recomendações de tratamento contra a covid, baseando-se em ensaios clínicos realizados com diferentes tipos de pacientes.

 

 

 

Campanha Solidariedade é Amor #SOSBAHIA 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.