O glúten

O glúten

komu-szkodzi-gluten-ARTICLE_MAIN-57815

O trigo é um cereal muito utilizado no dia a dia dos brasileiros, geralmente na forma de farinha de trigo, sendo que o glúten é uma proteína encontrada no trigo, e em outros cereais, como o centeio, cevada e aveia. Alguns exemplos de alimentos que contém glúten são as massas alimentícias, como macarrão, pão, biscoitos, entre outros.

Muito se fala sobre a exclusão do trigo e do glúten da alimentação com a justificativa de que o trigo não é uma boa opção em uma alimentação saudável pelo fato de este não se apresentar mais como o trigo ingerido de alguns anos atrás. Porém, a exclusão de alimentos que contenham glúten é indicada apenas para pessoas que apresentem doenças relacionadas ao seu consumo, como a doença celíaca, que é caracterizada pela intolerância permanente ou alergia ao glúten, e quando consumido por quem tem essa doença gera uma inflamação intestinal, resultando em uma má absorção e outros efeitos colaterais.

Se você quer retirar o glúten da sua alimentação porque busca o emagrecimento, isso não é necessário. A dieta sem glúten ficou famosa porque muitos relacionaram a exclusão do glúten da alimentação com a diminuição do peso, porém a perda de peso relacionada a dieta isenta de glúten se dá ao fato da retirada de produtos de panificação e massas, que geralmente são consumidos em excesso. Então, o que reflete a perda de peso não é a retirada do glúten, e sim, a diminuição na quantidade total de calorias ingeridas decorrente da exclusão de alimentos que anteriormente eram consumidos em excesso.

A exclusão do glúten deve ser feita somente por quem apresenta algum quadro clínico que a justifique. Isso não significa que você deve comer produtos feitos a partir de farinha de trigo em grandes quantidades. Opte por farinhas integrais, que possuem mais fibras e tenha uma alimentação variada em quantidades adequadas. Se possuir alguma dúvida sobre o consumo de algum alimento procure um nutricionista que ele poderá te ajudar.

 

 

WhatsApp-Image-2017-09-25-at-09.00.50-1Durante o mês de março/2018 a nutricionista,Giesy Ribeiro será uma das colaboradoras da coluna Alimentaçao e também contribue com o quadro "Comer e ser" veiculado às segundas-feiras no Progarama Saúde no Ar na, Rádio Excelsior AM 840 tendo à chancela da Escola de Nutrição da Ufba.

 

Excola de nutrição ufbaDesde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Kênnya Francine Carvalho Rosa.Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas sobre nutrição e saúde para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71- 996813998. Toda contribuição será bem vinda!.

Ouça o comentário desta semana  sobre o refrigerante: 

 

 

 

Foto: internet

Fonte:Giesy Ribeiro – Nutricionista CRN5 9966/P

Redação Saúde no Ar 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *