Nova variante do coronavírus se espalha pela Europa

Nova variante do coronavírus se espalha pela Europa

Novo estudo realizado na Europa; revela que uma nova variante do SARS-CoV-2; causador da covid-19 está se espalhando rapidamente pela Europa. De acordo com os cientistas, a nova linhagem da doença, batizada de 20A.EU1; é responsável pela maioria dos casos registrados desde junho.

O estudo publicado no MedRxiv por pesquisadores das universidades de Basel (Suíça) e de Valencia (Espanha); ainda não passou pela revisão de cientistas independentes.

Ainda sim, segundo os pesquisadores não se sabe se a rápida disseminação “é devido à associação com dados demográficos específicos, propriedades do vírus ou acaso”. “Mas a dinâmica deve ser monitorada cuidadosamente”.

Vírus de dispersa na Europa

Dessa forma; até o mês de setembro, a nova cepa se tornou responsável por 40% a 70% das infecções registradas na Suíça;  Irlanda e Reino Unido; bem como na Noruega, Holanda, França e Letônia. Apesar disso; a  20A.EU1 já foi identificada em 12 países europeus, além de Hong Kong e Nova Zelândia.

De acordo com comunidade da Universidade de Basel; “Apesar de não haver evidências de que essa variante seja mais perigosa, sua disseminação pode fornecer informações sobre a eficácia de políticas de viagens adotadas pelos países europeus durante o verão”.

Além disso; segundo o estudo a variante do novo coronavírus acabou se espalhando na Europa por turistas que chegaram durante o verão no hemiferio norte.

Ainda assim; de acordo com o diretor regional da OMS (Organização Mundial de Saúde), Hans Henri P. Kluge, “a evolução da situação epidemiológica na Europa suscita grande preocupação”. “O número de casos diários aumenta, as admissões hospitalares aumentam e a covid-19 é agora a 5ª principal causa de morte”.

Campanha Vidas Importam

Veja também: ANS: Cobrança retroativa de planos de saúde deve ser parcelada

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *