Massoterapia como meio de obter uma saúde integral

Massoterapia como meio de obter  uma saúde integral

MassoterapiaA massoterapia é um conjunto de diversas técnicas terapêuticas cujo único objetivo é  proporcionar bem estar físico e mental. Melhorar a saúde e prevenir alguns desequilíbrios corporais, com o ato de tocar regiões do corpo da pessoa, realizando movimentos fortes ou sutis. Essa pratica é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Indicada para aliviar dores, diminuir o estresse, tensão, controlar as dores  musculares,  eliminar traumas e estimular a circulação sanguínea. Ela tem que ser executada por especialistas, e antes de iniciar um tratamento, o profissional deve indicar a melhor técnica para o caso. O exercícioda profissão de Massagista, está estabelecidao pela Lei nº 3.968, de 1961  que legaliza e reconhece a profissão de massagista no Brasil, desde que o profissional tenha a aprovação e um certificado do Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina e esteja preparado para escolher a técnica de manipulação corporal mais adequada para cada paciente.

25 de maio é comemorado o dia do massoterapeuta.

Massoterapia como meio de obter  uma saúde integral  foi tema do programa Saúde no Ar, desta sexta-feira (25). Patrícia Tosta conversou com o fisioterapeuta e osteopata da Clinica Gandra, Carlos Gandra, com o presidente do sindicato dos terapeutas holísticos do estado da Bahia, Percival Carpi, com o  professor da Universidade Salvador, especialista em massoterapia clínica e acupuntura, César Gilaberte, e com o diretor executivo do Saúde no  Ar  e colunista da Saúde e cidadania, Ezequiel de Oliveira.

Ouça a entrevista na íntegra  ou assista ao vídeo   no Facebook

Leia mais:

Melhor idade

Dor no corpo pode ser sinal de má postura

Redação Saúde no Ar

Foto: Clinica Gandra e Felipe Martins

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *