Portal Saúde no Ar

 

Luto: como superar as perdas

Todo mundo sabe que a única coisa da qual nunca se poderá fugir é a morte. Mesmo assim, nos país ocidentais, principalmente, ela é vista com temor e receio Por mais racional que se seja poucos são os que estão preparados para ela ou para as perdas que nos provocam. Como se preparar para ela? Como superar as perdas?

Millor Fernandes, com sua veia humorística brincava com o assunto: “A morte é hereditária”, dizia.

Poucos estão preparados para falar sobre o assunto. Quanto mais a medicina evolui, tanto mais importante é pensar em como se quer morrer, e viver.

Diante de maiores chances de tratamento e de sobrevida, é bom se perguntar: “em que condições vale a pena prolongar a permanência aqui?” E mais. Você sabe o que seus familiares fariam diante de uma situação em que você já não tivesse lucidez para decidir? Ou como eles gostariam que você atuasse, caso fosse a saúde deles em questão? O que o aflige mais: a sua morte ou a das pessoas que ama? Como quer que sejam seus últimos meses ou dias?

Neste dia de finados, a morte não poderia deixar de ser o tema do programa Saúde no Ar, e para falar sobre ela a convidada é a tanatologista –ciência que estuda a morte- Sandra Brasil.

Ela vai conversar conosco sobre a necessidade de encarar a morte com serenidade e forma a ajudar os que partem e os que ficam, lembrando que ela, como diz o ditado, a única certeza da vida.

O programa Saúde no Ar, capitaneado por Patrícia Tosta, começa às 10 horas e pode ser acompanhado através da nossa rádio web ou da Rádio Excelsior (AM 840).

 

*Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.