Janeiro Branco: campanha em prol da Saúde Mental

Janeiro Branco: campanha em prol da Saúde Mental

O primeiro mês do ano levanta grandes discussões sobre o bem estar e a saúde emocional. Para elevar o debate sobre o tema nasce a campanha Janeiro Branco, com o objetivo de discutir a a respeito da saúde mental. Criado a 5  anos pelo psicólogo Leonardo Abrahão, a  iniciativa leva pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre o tema.

A eleição do mês de janeiro foi feita de forma elaborada, já que o início do ano pode gerar ansiedade e frustração. A campanha serve como um alerta para o começo de um novo ano sadio, emocionalmente e psicologicamente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)  mais de 300 milhões de pessoas tem depressão em todo o mundo, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo, sendo o quinto em casos de depressão. Segundo o levantamento, 9,3% dos brasileiros possui um desses transtornos. A depressão afeta 5,8% da população. 

É possível buscar meios de cuidar e equilibrar a própria saúde mental: com terapias ou atividades que proporcionem prazer e bem-estar. Politicas publicas voltadas ao cuidado da saúde mental é fundamental para promoção da cultura de cuidado, tratamento e prevenção.

Veja vídeo das últimas campanhas:

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *