Israel ataca o Irã mas sem causar grandes danos

Explosões foram ouvidas próximas ao aeroporto de Isfahan, cidade no centro do Irã, nesta sexta-feira (19), no horário local, (quinta no Brasil) segundo a agência de notícias iraniana Fars. O motivo não ficou claro.

Inicialmente a notícia era que “A causa destes sons ainda é desconhecida e as investigações continuam até que os detalhes exatos do incidente sejam determinados”, pontuou a agência.

O site de rastreamento de voos Flight Radar 24 mostra vários voos desviados do espaço aéreo iraniano na manhã desta sexta-feira (19), no horário local. A CNN contou pelo menos oito voos desviados.

Atualização:

O ataque foi com Mísseis. A informação foi divulgada pela rede de televisão norte-americana ABC News.

Explosões foram ouvidas nesta quinta- feira (18/04) perto do Aeroporto Central da cidade de Isfahan, a 450 quilômetros da capital Teerã. A oitava base de caça da Força Aérea do Exército iraniano  está próxima ao local.

Ontem , o primeiro-ministro de IsraelBinyamin Netanyahu, disse a diplomatas britânicos e alemães que iria responder ao ataque iraniano contra o território israelense. O presidente do IrãEbrahim Raisi, por sua vez, alertou que a “menor invasão” de Israel teria uma retaliação “maciça”.

A crise escala desde que a representação diplomática de Teerã em Damasco, na Síria, foi alvo do ataque que matou comandantes da Guarda Revolucionária Iraniana, no começo do mês. 01/04). O Irã culpou Israel e retaliou com mais de 300 mísseis e drones no último fim de semana, elevando o risco de uma guerra aberta no Oriente Médio.

Autoridades militares israelenses ouvidas por veículos americanos disseram que a intenção era sinalizar ao Irã que Israel tinha capacidade para atacar dentro do país. Segundo essas autoridades, que falaram em condição de anonimato, o ataque foi “cuidadosamente calibrado”.

As explosões foram ouvidas na manhã de sexta (pelo horário local), dia 19 de abril, quando o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, completa 85 anos, e aconteceram em Isfahan, na região central do país. Apesar da tensão, o impacto parece ter sido limitado, sem maiores estragos. “Os relatórios indicam que não houve grandes danos nem explosões extensas causadas pelo impacto de uma ameaça aérea”, afirmou a agência Irna. Ainda de acordo com a imprensa iraniana, as instalações nucleares de Isfahan estão “completamente seguras”.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe