Hospital Municipal oferta 600 atendimentos durante campanha do Novembro Azul

Hospital Municipal oferta 600 atendimentos durante campanha do Novembro Azul

07_11_2018_Hospital Municipal Novembro Azul_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (3)

O Hospital Municipal de Salvador (HMS), em Boca da Mata, promoverá até o dia 30 deste mês atendimento para investigação e diagnóstico do câncer de próstata, com consultas e exames. A iniciativa, que envolve a oferta de 600 atendimentos com médicos urologistas em dois consultórios no Ambulatório da unidade, faz parte da campanha Novembro Azul, que incentiva a realização de ações de combate à doença. Os atendimentos acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 19h, para homens com idade a partir dos 45 anos.
 
O agendamento e a orientação aos pacientes serão feitos através do Sistema Vida, da Prefeitura de Salvador. O cidadão deve se dirigir até uma das 128 Unidades Básicas de Saúde da cidade a fim de agendar data para a coleta de amostra do PSA (Antígeno Prostático Específico) e posterior consulta no HMS.
 
O PSA é um exame de sangue feito para auxiliar no diagnóstico de alterações na próstata. Para passar pelo procedimento, o paciente dever atender algumas condições, como estar em jejum de quatro horas, não ter ejaculado nas últimas 48 horas e não ter feito exercícios físicos intensos no mesmo período.

O resultado dessa análise fica pronto, normalmente, três dias após a coleta da amostra. Com ele em mãos, o paciente poderá prosseguir para o atendimento médico com o especialista. Caso exista indicação para cirurgia, o pessoa atendida entrará na agenda cirúrgica do hospital para o próximo mês de dezembro.

Campanha estendida

Paralelo ao Novembro Azul, as ações de combate ao câncer de mama que foram intensificadas no mês passado, durante o Outubro Rosa, continuam acontecendo no HMS. A população feminina já foi beneficiada com mais de 1.100 mamografias e 250 ultrassonografias de mama. A campanha segue na unidade hospitalar até o dia 14 de novembro.

Capacidade e atendimentos 

Inaugurado em abril deste ano, o Hospital Municipal de Salvador atende casos de urgência, emergência e ambulatoriais. Além de um completo parque de diagnóstico por imagem que oferece serviços de tomografia, ressonância magnética e endoscopia, possui um total de 210 leitos – 30 de UTI (adulto e pediátrico), 150 de clínica médica cirúrgica e 30 de clínica pediátrica. Também oferece atendimento domiciliar a 180 pacientes/mês que apresentarem condição de alta hospitalar, mas ainda necessitem de alguns cuidados assistenciais. Há uma semana, operando com 100% da capacidade, o hospital contabiliza mais de 54 mil atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço 

600 atendimentos na campanha do Novembro Azul

Onde: Hospital Municipal de Salvador, Boca da Mata 

Quando: Durante todo mês de novembro 

Horário: às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 19h

 

 

 

 

Foto: Bruno Concha/Secom

Fonte: Assessoria/Secom

Redação Saúde no ar (DS)

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *