Governo suspende exames de HIV e hepatites virais no SUS

Governo suspende exames de HIV e hepatites virais no SUS

No dezembro vermelho, mês da luta contra a AIDS; O governo federal anuncia a suspensão de todos os exames de genotipagem no SUS.

Ou seja, exames fundamentais para o diagnostico de HIV e de hepatite C; bem como determinar a combinação de medicamentos para administração nos nos pacientes.

De acordo com assinada pela diretora substituta do Departamento de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde; Angélica Espinosa Barbosa Miranda; com a abertura de um novo edital para empresas dispostas a fazer testagem de pacientes o exame estará suspenso, já que o contrato da empresa que realizava o procedimento venceu.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde; cerca de 900 mil pessoas que vivem com HIV estão em tratamento no Brasil.

Além disso, segundo o órgão a interrupção nos exames devido ao término do contrato para prestação de serviços;  que teve renovação em tempo hábil. Na rede pública, os exames eram realizados desde 2015 pela empresa Centro de Genomas. Contudo; o contrato venceu em novembro deste ano.

Situação

De acordo com reportagem do jornal Estadão; um mês antes do término do contrato, aconteceu um pregão eletrônico para a contratação do serviço; por outro lado, não houve escolha de uma nova prestadora porque a empresa ganhadora não enviou toda a documentação exigida.

Dessa forma,  tem a previsão de realizar novo edital nesta terça-feira (8). Contudo; por conta da suspensão; a previsão de retomada acontece em janeiro de 2021. Ainda assim, pacientes vivendo com HIV/Aids, os exames de genotipagem acontecerão apenas para crianças com menos de 12 anos e gestantes.

Além disso, pacientes que não se encaixem nesse grupo precisarão discutir individualmente com as câmaras técnicas de cada região. Ainda assim; a nota informativa não trouxe alternativas para os pacientes com hepatite C.

 

Veja também: Sesab publica primeira Linha de Cuidado do país voltada às pessoas vivendo com vírus HTLV

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *