Gana é primeiro país a receber vacinas financiadas pelo sistema Covax

Gana é primeiro país a receber vacinas financiadas pelo sistema Covax

O país de Gana pode receber hoje (24); primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, em nível mundial, financiado pelo Covax, iniciativa da Organização Mundial da Saúde e que visa a fornecer imunizantes aos países mais desfavorecidos.

De acordo com anuncio da organização, “Gana deve receber 600 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, fabricada pelo Instituto Serum, da Índia. Essas vacinas xpedidas pelo Unicef, de Mumbai para Acra; parte do primeiro lote de imunizantes contra o covid-19 destinados a vários países” mais desfavorecidos.

“O dispositivo Covax prevê fornecer cerca de 2 bilhões de vacinas contra a covid durante este ano. Trata-se de um esforço mundial sem precedentes para garantir a todos os cidadãos o acesso às vacinas”.

Ao todo Gana já registrou 582 mortos e contabiliza 80.759 contágios pelo novo coronavírus; apesar de os especialistas alertarem para números superiores devido à baixa realização de testes médicos. Além disso, o comunicado ressalta que trabalhadores da “na primeira linha” da luta contra a covid-19 vão ser os primeiros a serem vacinados em Gana.

Além disso, o Covax tem como meta fornecer este ano vacinas contra o SARS CoV-2 a 20% da população de 200 países e territórios; que estão incluídos no mecanismo por meio de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo ou médio rendimento acesso ao composto. O Brasil também faz parte da iniciativa, para receber imunizantes via Covax.

Dessa forma, o lote inicial incluiu 1,1 bilhão de vacinas do Instituto Serum, da Índia, que produz vacinas AstraZeneca e Novavax. De acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, chefe da OMS, alguns países ricos estão a “minar” o sistema Covax ao abordarem diretamente os fabricantes com a intenção de obterem mais doses.

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Registro definitivo: Brasil aprova vacina da Pfizer

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *