Fobia: você tem medo de quê? A PNL pode te ajudar

Fobia: você tem medo de quê? A PNL pode te ajudar

fobiaFobia é o medo contínuo e excessivo  em relação a algum objeto, animal ou situação que pode envolver , pouco ou nenhum perigo real, mas ainda assim, o medo  provoca ansiedade extrema.

Há vários tipos de fobia, existem pessoas  que  têm medo de tartaruga, abelhas, formigas, palhaços , escuro,   entre outras.

As causas nem sempre  são conhecidas que levam ao desenvolvimento das fobias, mas alguns fatores já são correlacionados, como histórico Familiar, fatores genéticos, e a em decorrência da vivencia  que pode trazer algum trauma.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais elas são divididas em cinco grandes categorias:

Fobia de Animais – Entre elas as mais comuns são as que envolvem fobias de insetos, cobras, ratos e cachorros;

Fobia de ambientes naturais – Medo de altura, de tempestades e água;

 Fobias situacionais – Medo de avião, medo de dirigir, medo de lugares fechados, transporte público, túneis, pontes, elevadores, etc.;

 Fobias de sangue, injeção e ferimentos  procedimento médico; 

Outros tipos não especificados – Inclui todas as demais fobias que não se classifiquem nas descrições anteriores, mas que tenham nível importante de sofrimento ao paciente. Exemplo: Medo de se asfixiar, medo de ficar doente, entre outras.

Outros tipos não especificados – Inclui todas as demais fobias que não se classifiquem nas descrições anteriores, mas que tenham nível importante de sofrimento ao paciente. Exemplo: Medo de se asfixiar, medo de ficar doente, entre outras.

Um caminho para o controle das fobias é o acompanhamento de um especialista. A Programação Neurolinguística, conhecida como PNL,   é uma ferramenta que também pode ajudar o paciente a enfrentar seus medos.

A PNL foi desenvolvida na década de 70 por dois americanos na Califórnia. O modelo consistiu em descrever a relação entre a mente (neuro) e a linguagem (linguística – verbal e não verbal) e como a junção destas duas interage no corpo, por meio de sensações fisiológicas.

Para coach e especialista em Programação Neurolinguística (PNL), Rodrigo Muccini , “ a PNL surgiu do interesse em compreender, descrever e ensinar modelos comportamentais e linguísticos de pessoas consideradas excelentes naquilo que faziam, e por isso também é conhecida como, ‘a arte da Excelência Humana’. Além disso, a PNL é um modelo poderoso de comunicação que traz resultados altamente positivos nos relacionamentos e na aprendizagem”.

Rodrigo MucciniFobia! Você tem medo de quê? Saiba como a PNL pode te ajudar, foi tema do  programa  Saúde no Ar desta quinta-feira(17). Patrícia Tosta conversou com coach e especialista em Programação Neurolinguística (PNL),Rodrigo Muccini, e com o psicólogo, Lucas Alves.

 

Ouça a entrevista na íntegra ou assista ao vídeo no  Facebook

Redação Saúde no Ar

Foto: Internet e Felipe Martins

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *