Fique de olho na retinopatia

Fique de olho na retinopatia

retinopatia

A perda da visão por causa do diabetes vem aumentando assustadoramente no mundo. Entre os anos de 1990 e 2010, a quantidade de pessoas com perda de visão parcial ou total devido à doença subiu de 27% para 64%. Em 2010, uma em cada 52 pessoas teve perda de visão e uma em cada 39 pessoas ficou cega por causa da retinopatia diabética – desdobramento da doença que danifica a retina.

No Brasil, 16 milhões de pessoas sofrem de diabetes e muitas nunca fizeram acompanhamento oftalmológico. Como a retinopatia diabética costuma atingir três em cada dez portadores da doença, pode levar à perda total da visão se não for tratada a tempo. Pensando nisso, a ADJ Diabetes Brasil fez uma parceria com o Cedeba e fará um evento para transmitir as informações necessárias para prevenir, diagnosticar e tratar a retinopatia diabética.

Em Salvador, a campanha nacional da ADJ Diabetes Brasil “Fique de Olho na Retinopatia Diabética”, será nesta quinta-feira, 24 de maio – essa doença que é a principal causa de cegueira no mundo – numa parceria da Associação Diabetes Juvenil de São Paulo e Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De natureza educativa, a campanha tem como alvo o controle glicêmico para à prevenção da retinopatia diabética.O público-alvo são as pessoas com diabetes tipo 1 (DM1), DM2, gestantes e familiares.

A retinopatia diabética pode ser de dois tipos:

e NÃO proliferativa forma inicial da doença que é detectada quando os vasos do fundo do olho estão danificados, causando hemorragia e vazamento de líquido da retina, chamado de Edema Macular Diabético;

e A proliferativa, diagnosticada quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem trazer nutrientes para o fundo do olho e por consequência, há formação de vasos anormais, que causam o sangramento.

Além de alertar as pessoas sobre os riscos da retinopatia diabética, a campanha também deseja: educar as pessoas para que mudem seus hábitos e consigam controlar as taxas de glicemia, e incentivar a visita ao oftalmologista regularmente, para realizar os exames preventivos de visão. Além de Salvador, a ADJ passará pelas cidades de Aracaju, Curitiba, São Paulo e Vitória. Mais informações podem ser acessadas no www.adj.org.br

Veja a programação na capital baiana:

Às 8h, no auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS), com programação até 11h30.

Às 8h30, a oftalmologista e especialista em retina, Tessa Mattos, do Cedeba, mostrará os Aspectos Práticos da Prevenção da Retinopatia Diabética.

Às 10 horas, a diretora do Cedeba, endocrinologista Reine Chaves Fonseca, enfocará “A Importância do Controle Glicêmico”.

A ação será encerrada com a apresentação da jornalista e assessora da ADJ Diabetes Brasil, Vanessa Pirolo, com o tema “Conhecendo o Projeto Fique de Olho na Retinopatia”. Durante a ação da campanha, os pacientes farão glicemia capilar.

Ouça a entrevista de Vanessa Pirolo, cedida a Patrícia Tosta, no qual ela chama à atenção para a importância da prevenção do diabetes:

Sobre a ADJ Diabetes Brasil

Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade. Atende gratuitamente as pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe socioeconômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar.

 

Redação Saúde no Ar

Fonte: ADJ Diabetes do Brasil 

Foto:divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *