Fiocruz já produz 900 mil doses por dia da vacina Covid-19

Fiocruz já produz 900 mil doses por dia da vacina Covid-19

Responsável pela produção dos imunizantes no Brasil, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já está produzindo; em duas linhas de produção, 900 mil doses por dia de vacina Covid-19.

De acordo com a Fiocruz a previsão é a entrega de 18,4 milhões de doses da vacina Covid-19 (recombinante) até 2 de maio. Com as 8,1 milhões de doses já entregues até o dia 2 de abril ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde; bem como (4 milhões de doses importadas da Índia e 4,1 milhões produzidas internamente), a instituição alcançará a marca de 26,5 milhões de vacinas no início de maio.

Dessa forma, a produção semanal já alcança entre 5 e 6 milhões de doses. O processo de escalonamento da produção prossegue e o próximo passo é a entrada do segundo turno de trabalho, que permitirá a produção de até 1,2 milhão de doses diárias. Todas as entregas ao PNI, no entanto, são feitas após processo de controle de qualidade. Contudo, a  Bio-Manguinhos/Fiocruz já produziu 11 milhões de doses que estão, no momento, no procedimento que dura cerca de 20 dias (de acordo com a leva produtiva) e que é necessário para garantir a oferta à população de um produto seguro e eficaz.

Além disso, o cronograma de entregas alinhado ao Ministério da Saúde está seguindo um esquema semanal sujeito à logística de distribuição definido pela pasta; bem como protocolos de controle de qualidade. Bio-Manguinhos/Fiocruz não está enfrentando qualquer problema técnico ou operacional na fábrica.

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Reinfecção por Covid-19 pode ser mais agressiva mesmo sem variantes

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *