Férias com saúde

Férias com saúde

cms-image-000408802A temperatura já aumentou e as festas populares e ensaios da temporada na capital baiana também já começaram.

Salvador se prepara  para receber baianos e turistas, por isso devemos tomar cuidado neste verão, e lembrar que devemos brincar com alegria, mas sem perder a saúde.

Neste período costumam aparecer algumas doenças, ocasionadas pelas altas temperaturas ou mesmo por alguns descuidos com a saúde. 

Confira a programação: calendario-verao

Segundo o Ministério da Saúde, alguns cuidados devem ser tomados contra doenças que costumam ser frequentes nesta época do ano, como dengue e febre amarela, além da intoxicação e insolação. Com a chegada do verão, alguns cuidados devem ser tomados para que doenças que costumam ser frequentes nesta época do ano sejam evitadas.

“O calor e o excesso de umidade podem formar um ambiente propício à proliferação de bactérias, fungos e mosquitos. Por isso, é bom ficar atento e evitar a desidratação, a micose e outras doenças”, alerta o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

Para evitar ficar doente no verão e poder aproveitá-lo da melhor maneira possível, é necessário tomar alguns cuidados específicos:

Os cuidados com a alimentação e exercícios físicos são essenciais no verão.

Em primeiro lugar, nesta época do ano é recomendado dar preferência para os alimentos mais leves, uma vez que o organismo estará mais ‘’preguiçoso’’ para fazer a digestão. Além disso, como costuma-se realizar mais atividades neste período, dessa maneira é possível ter mais disposição.

Não é recomendado pular refeições. Para ficar saudável no verão é indicado comer saladas, frutas, legumes e verduras. O ideal é ingerir os alimentos mais suculentos, pois o líquido contribui para a hidratação do corpo como, por exemplo, laranja, melancia, manga, pepino, tomate, entre outros.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Foto: Google

Redação Saúde no Ar

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *