Feira tem primeiro caso de microcefalia

Feira tem primeiro caso de microcefalia

aedesMédicos confirmaram que bebê que nasceu quarta-feira (18.11) em Feira de Santana é portador de microcefalia. A mãe, identificada apenas como Marivalda, e o bebê deverão ter alta neste sábado (21.11). Ao chegar no Hospital da Mulher para dar a luz, Marivalda disse que teve Zika vírus-doença suspeita de causar os casos de microcefalia- durante a gravidez.

Conforme o presidente da Fundação Hospitalar, Gilberto Lucas, foram realizados exames nos dois e nenhum problema foi registrado, além da microcefalia.

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana divulgou nota informando que está acompanhando 162 mulheres que contraíram os vírus transmitidos pelo aedes aegipty (Dengue, Zika Vírus ou Chikungunya) durante a gravidez. O Ministério da Saúde declarou esta semana situação de emergência nacional devido a um surto de microcefalia em Pernambuco. Até então foram identificados 141 casos da doença em 44 municípios do estado, quando a média em anos anteriores não passava de dez casos.

Nesta sexta-feira (20.11), secretários de Saúde do Nordeste se reuniram em porta fechadas em Salvador, com a participação do ministro da Saúde, Marcelo Castro, para discutir o combate ao aedes aegypt e consequentemente às doenças que provoca.

 

Portal Saúde no Ar

A.V.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *