Estados avançam nos planos de retomada econômica

Estados avançam nos planos de retomada econômica

Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas de isolamento social para conter o avanço da doença, 26 estados e o Distrito Federal criaram o plano para retomada econômica para quando fosse possível a reabertura do comercio. Em um panorama geral, todos os planos de reabertura levam em consideração o número de infectados , óbitos, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis e de respiradores.

Dessa forma os planos de flexibilização enquadram cada município em diferentes fases ou etapas. Nas últimas semanas, estados como Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará, tiveram avançaram seus cronogramas de reabertura. Em Alagoas, está prevista uma nova progressão para hoje (20/07). A capital do estado, Maceió, entrará para a fase Amarela de Distanciamento Social Controlado, com isso, será possível que bares e restaurantes possam funcionar com 50% da capacidade e que shoppings centers, galerias e centros comerciais também possam abrir as portas. Brasília houve avançou na flexibilização do isolamento e reabertura de bares e restaurantes, na semana passada. No Maranhão, as medidas de isolamento estão mantidas sem previsão de alteração no cenário.

Após quatro meses de medidas restritivas, Salvador inicia nesta semana o planejamento para 1º fase de reabertura das atividades. Nesta fase é preciso que a taxa de ocupação dos leitos de UTI tenham ficado abaixo de 75% num período de cinco dias consecutivos. No último domingo (19/07), a ocupação estava em 75,9%. No sábado (18/07), chegou a 74%. Segundo a prefeitura de Salvador, foram entregues 20 novos leitos nesta semana, são esperados 99 leitos até o fim do mês. Com a abertura de novos leitos, a porcentagem de ocupação despenca podendo assim ser iniciada a primeira fase de reabertura. Porém, caso haja aumento para 80% da ocupação, o plano é interrompido. Novamente, serão considerados, em média, cinco dias para saber se a fase é mantida ou abortada.

Veja também: Governo do Estado e Prefeitura de Salvador anunciam protocolos para retorno de atividades

Antecipar relaxamento pode causar nova onda de contagio 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *