Relação interpessoal:um olhar para o profissional de saúde

Relação interpessoal:um olhar para o profissional de saúde

realação interpessoal

A inteligência emocional se diz respeito a capacidade que um indivíduo tem de controlar os impulsos, canalizar emoções para utilizá-las em situações adequadas motivando a si e as pessoas ao seu redor.Seria um conjunto de habilidades que permitem identificar e compreender as emoções pessoais e saber gerenciá-las.

O relacionamento interpessoal é a interação entre duas ou mais pessoas do mesmo convívio. No trabalho é maneira como lidamos com os colegas e com os chefes. Na prática as relações interpessoais acontece no dia a dia, o cotidiano! E é de suma importância para o crescimento profissional, tanto para obter “networking” positivo quanto a uma equipe engajada que pensa no núcleo, e não individualmente.

O respeito é o elo de ligação entre essas pessoas. Por isso é essencial estabelecer conexões harmoniosas pois assim todos irão trabalhar em prol de único objeto, aí vai depender do propósito da empresa. Para que ocorra essa interação é preciso praticar a empatia, que nada mais é do que nós colocarmos no lugar do outro, assim deixará o ambiente mais leve.

No ambiente hospitalar é preciso a compreensão do paciente e das pessoas que convivem mutuamente, só são necessárias a escuta, a presença e a sensibilidade para ativar a verdadeira dimensão das características existenciais de cada participante.

No mês do trabalhador, a gestora de Recursos e Desenvolvimento Humano, Anailza Meirelles,  falou ao  programa Saúde no Ar da Rádio Excelsior,  com Patrícia Tosta sobre o tema Equilíbrio pessoal e relação interpessoal:um olhar para os profissionais de saúde. Profissionais estes que muitas vezes abdicam do autocuidado em prol da saúde do paciente.  Em meio a crescente de hospitais, Upas e policlínicas no estado, algumas vezes o profissional de saúde, seja ele médico, enfermeiros, administrativos, entre outros, acabam por não ter tempo ou por desconhecimento da necessidade do cuidado com sua saúde física e mental e isso pode lhe acarretar problemas em diversos aspectos. Durante a entrevista Anailza abordou a importância do cuidado com este profissional  que é um guardião da nossa saúde.

Anailza e Patrícia

 

 

 

 

Anailza Meirelles e Patrícia Tosta-  em estúdio.

 

Ouça a entrevista na íntegra ou assista ao vídeo no Facebook

 

Redação Saúde no Ar

Fonte:Anailza Meirelles

Foto:Internet/ Felipe Martins

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *