Enfermeiros feirenses já têm protocolo de Atenção Básica

Enfermeiros feirenses já têm protocolo de Atenção Básica

Elaborado por uma equipe de enfermeiras lotadas na Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana( SMS), com a colaboração das enfermeiras fiscais do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), a SMS- Feira de Santana apresentou ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) do município o Protocolo do (a) Enfermeiro (a) da Atenção Básica 2015.

Organizado conforme a lei do exercício profissional – Lei 7498/1986, Decreto 94406/1987; o Código de Ética do Profissional da Enfermagem, estabelecido pela Resolução COFEN 311/2007; e os diferentes pareceres emitidos pelo Coren-BA, o protocolo traz uma visão ampliada da Atenção Básica e prevê assistência a diferentes públicos socialmente vulneráveis, a exemplo de idosos e da população LGBT.

Segundo a diretora da Atenção Básica, Valdenice Queiroz, o Protocolo terá ampla divulgação a fim de instrumentalizar os profissionais de enfermagem e conferir a eles maior autonomia na realização de suas atividades cotidianas.

A enfermeira fiscal do Coren-BA, Fábia Quele Freitas, ressaltou que o protocolo é um avanço, por possibilitar uma atuação com mais autonomia, marcar o protagonismo da enfermagem nas diferentes cenas da Atenção Básica e formatar mais um instrumento de proteção ao trabalho dos enfermeiros.

Fonte: Coren/Subseção Feira de Santana
A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.