Salvador conta com novo acelerador linear para tratamentos oncológicos

Salvador conta com novo acelerador linear para tratamentos oncológicos

acelerador-linear-do-hospital-77914512Salvador já dispõe de um  novo acelerador linear para ampliar o atendimento a pacientes com câncer. Essa máquina emite radiação, que é utilizada no tratamento desses pacientes. O equipamento foi instalado no Hospital Aristides Maltez, que é referência em tratamento oncológico no estado.

O novo acelerador foi adquirido por meio de convênio com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A inauguração aconteceu nesta sexta-feira (23/3) e contou com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Esse equipamento vai ampliar a assistência em todos os estados em um campo na saúde que o tempo é essencial para a melhor resposta do tratamento oncológico. Com a economia de R$ 5 bilhões que conseguimos nesse período, reaplicamos integralmente na ampliação de serviços no SUS”, afirmou o ministro da Saúde.

O hospital filantrópico Aristides Maltez atende 100% SUS e possui habilitação como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON). A unidade é uma das que mais realizam cirurgias oncológicas no país. Em 2017, foram realizadas 9,5 mil cirurgias, 250 aplicações de radioterapia e 40 mil sessões de quimioterapia. No ano passado, a unidade registrou 9.054 casos novos de câncer (27% próstata, 19% mama e 13% colo de útero.

Continue lendo depois da publicidade!

 

7.fw

A unidade possui 232 leitos, sendo 10 de UTI. Em 2017 foram realizadas aproximadamente 12 mil internações, mais de 40 mil consultas e 3,4 milhões de procedimentos ambulatoriais. O Hospital também realiza procedimentos de braquiterapia (radioterapia invasiva), iodoterapia, ressonância magnética e tomografia na alta complexidade. Também possui um centro de medicina nuclear.

Redação Saúde no Ar

Fonte: Ministério da Saúde

Foto:internet

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *