Eleições 2020: Tudo que você precisa saber

Eleições 2020: Tudo que você precisa saber

Por conta da pandemia do novo coronavírus; as eleições municipais de 2020 sofreram diversas mudanças. Dessa forma, algumas cidades na Bahia tiveram mudanças de locais de votação para as eleições 2020. Além disso, outros motivos também causaram a mudança em alguns desses locais: desativação de prédios, adequação à medidas de prevenção contra o novo coronavírus; bem como mudanças de nomes de escolas.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA); é preciso que o eleitor consulte os dados eleitorais, e confira o seu local de votação e seção; para evitar problemas no dia 15 novembro. A consulta pode ser feita no site do TRE-BA, baixando o aplicativo e-Título ou ligando para (71) 3373-7000.

No site, o órgão detalha que é preciso clicar na aba: local de votação. Na página, pode solicitar a consulta tanto por nome quanto pelo número do título.

Saiba como justificar ausência

O procedimento é simples, e acontece através do aplicativo e-Título, plataforma que substitui a versão física do título de eleitor. Dessa forma o aplicativo pode ser instalado em celular ou tablet.

Além disso, segundo o instância jurídica, os eleitores que estiverem em outras cidades ou estados; bem como fora do seu domicílio eleitoral, deverão realizar a justificativa no horário de votação.

Ainda assim, em caso de ausência por outras questões, o cidadão poderá, através da plataforma, realizar sua solicitação após um prazo de 60 dias. Contudo; neste caso, o eleitor pode comparecer a uma seção eleitoral mais próxima e preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) ou utilizar o sistema do site do TSE.

Protocolos no dia das votações

De acordo com o TSE; os eleitores só poderão entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras. Além disso; o uso deverá ser feito em todo o percurso, até chegar à seção eleitoral. O eleitor não poderá se alimentar, beber ou realizar qualquer ato que exija a retirada da máscara.

Contudo; outra mudança por conta da pandemia foram os horários de votação; de acordo com o TSE; o tempo da votação acabou tendo ampliação em uma hora neste ano. Bem como; as seções ficarão abertas das 7h às 17h. Das 7h às 10h é o horário preferencial para que pessoas com mais de 60 anos possam votar. Nas eleições passadas. a votação começava às 8h e terminava às 17h.

 

Por: Joice M Araujo
Veja também: Bahia: Rui Costa anuncia desapropriação de terreno para criação de complexo educacional

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *