Economia Verde pode adicionar 2,8 trilhões ao PIB

Economia Verde pode adicionar 2,8 trilhões ao PIB

De acordo com estudo realizado pela WRI Brasil, após os impactos  causados pela pandemia  do novo coronavírus, o movimento de recuperação econômica pode acontecer de forma positiva favorável ao meio ambiente. Caso seja feito investimento na “economia verde”. Como resultado, será possível criar 2 milhões de empregos e adicionar 2,8 trilhões de reais ao PIB do Brasil. Em relação ao PIB de 2019 (R$ 7,3 trilhões), isso representaria um aumento de 38%.

Como resultado do estudo, “Uma Nova Economia para uma Nova Era”, que faz parte da Global New Climate Economy, que visa apontar formas de combinar o desenvolvimento econômico com as respostas ao aquecimento global. Espera-se que as mudanças climáticas tenham um impacto maior que a Covid-19. Portanto, vários países estão estudando formas de tomar medidas que tragam benefícios econômicos e climáticos.

O estudo focou em três setores que são extremamente estratégicos da economia nacional: infraestrutura, indústria e agronegócio. O relatório mostra “Uma infraestrutura de qualidade reduz os custos e impactos da degradação ambiental e permite maior resiliência a eventos extremos cada vez mais intensos e frequentes”

As propostas de todos os setores poderiam reduzir em 42% as emissões de gases de efeito estufa no Brasil até o ano de 2025, em comparação ao ano de 2005. Outro ponto que o estudo levou em conta foi que no Brasil existe uma série de políticas que pode abrir caminho para a economia verde.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *