Doenças Respiratórias - Tipos, Diagnóstico e Tratamento

Doenças Respiratórias -  Tipos, Diagnóstico e  Tratamento

pulm

Doença respiratória é um termo utilizado para classificar as doenças que atingem o sistema respiratório, incluindo o pulmão, cavidade pleural, tubos bronquiais, traqueia, trato respiratório superior, e nervos e músculos da respiração. Elas podem ser leves, facilmente tratáveis, como uma resfriado comum, ou até mortais, como a pneumonia bacteriana e embolia pulmonar.

Sintomas

Os sintomas diferem de acordo com as enfermidades, mas alguns deles são comuns, como mal estar geral, falta de ar, perda de apetite, perda de peso, e cianose (colocação azulada nos lábios, língua ou dedos). Apesar disso, em alguns casos ela pode ser disgnosticada sem sintomas, ou ao investigar outra doença, ou em um check up de rotina.

Diagnóstico

Pode ser feito com os seguintes testes:

* Raio-x do peito.

* Teste da função pulmonária.

* Tomografia computadorizada.

* Cultura dos microorganismos de secreções.

* Broncoscopia.

* Biósia do pulmão ou pleura.

* Ultra-sonografia para detectar fluidos como efusão pleural.

Tratamento

O tratamento de doenças respiratórias depende do seu tipo, severidade e estado geral do paciente. Vacinação pode prevenir algumas doenças respiratórias. Alguns dos tratamentos mais freqüentemente usados para doenças respiratórias são:

* Medicamentos como antibióticos, corticosteróides e broncodilatadores.

* Fisioterapia.

* Oxigênio.

* Ventilação mecânica.

* Ventilação líquida.

* Radioterapia.

* Cirurgia.

Tipos

As doenças respiratórias pode ser classificadas de muitas formas: pelo órgão envolvido, padrão dos sintomas, ou pela causa.

Doenças pulmonares obstrutivas são aquelas doenças do pulmão onde os tubos bronquiais ficam estreitados, tornando difícil mover ar para dentro e fora dos pulmões. Exemplos de doenças pulmonares obstrutivas incluem doença pulmonar obstrutiva crônica e asma.

Doenças pulmonares restritivas são uma categoria de doença respiratória caracterizada pela perda de obediência do pulmão, causando expansão incompleta dele e aumentando sua rigidez.

Infecções no trato respiratório são tradicionalmente divididas em infecções do trato respiratório superior e do inferior. As infecções do trato respiratório superior incluem o resfriado comum, assim como infecções de órgãos respiratórios específicos como no caso de sinusite, amidalite, otite média, faringite e laringite. A infecção do trato respiratório inferior mais comum é a pneumonia.

Tumores malignos do sistema respiratório, particularmente do pulmão, são uma doença respiratória que é problema de saúde grave. Já os tumores benignos raramente causam doenças respiratórias.

Doenças da cavidade pleural incluem enfisema e mesotelioma (um tipo de câncer que ocorre nas camadas mesoteliais da pleura).

Doenças vasculares pulmonares são aquelas que afetam a circulação pulmonar, como embolia pulmonar, hipertensão pulmonar, edema pulmonar e hemorragia pulmonar.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *