Doenças cardíacas

Doenças cardíacas

heartfailure-300x199

Infarto agudo do miocárdio

Este é um processo de necrose, ou morte celular, que ocorre no músculo cardíaco devido a falta de oxigênio e nutrientes. O suprimento de sangue para o coração é feito através de artérias e o entupimento ou obstrução de umas delas pode ocasionar falta de irrigação, gerando a necrose das fibras cardíacas. É popularmente conhecido como ataque cardíaco.

Sintomas:

Dor no peito, irradiando para os braços;

Sensação de morte eminente;

Suores e palidez;

Náusea e vômitos.

Insuficiência Cardíaca

Ocorre quando o coração não consegue bombear com eficiência todo o sangue pelo sistema circulatório. Em alguns pacientes pode não apresentar sintomas:

Sintomas:

Dispnéia (falta de ar);

Quadro asmático e cansaço;

Tosse seca em posição deitada;

Inchaço de membros inferiores;

Falta de apetite;

Taquicardia em repouso.

Angina

É uma dor no peito, braço ou nuca ocasionado pelo baixo abastecimento de oxigênio no músculo cardíaco. Ocorre geralmente durante algum esforço. É uma manifestação da doença arterial coronária, que é a formação de placas de gordura nas artérias do coração. As placas de gordura se formam por deposição e interrompem parcialmente as artérias. Quando a angina progride para um estágio mais avançado, pode levar ao infarto do miocárdio, isso ocorre quando o coração deixa de receber sangue pelas artérias que o nutre.

Sintomas:

Dor no peito, irradiando para os braços.;

Falta de ar;

Sudorese;

Náuseas.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *