Diabetes na gestação pode aumentar o risco de autismo no bebê

Diabetes na gestação pode aumentar o risco de autismo no bebê

Um estudo realizado por pesquisadores americanos aponta que diabetes em mulheres gestantes pode aumentar o risco de autismo no bebê. De acordo com a pesquisa, as crianças apresentaram um risco 42% maior de desenvolver algum tipo de transtorno do espectro autista – desde a 26ª semana da gestação.

Para pesquisa foram analisados registros de 322 000 crianças nascidas nos centros médicos da Califórnia, nos Estados Unidos, entre janeiro de 1995 e dezembro de 2009. As crianças foram acompanhadas por aproximadamente 5,5 anos, e a pesquisa contou com fatores como idade, escolaridade, etnia, renda familiar da mãe, entre outros, o aumento no risco de desenvolver autismo associado à diabetes gestacional foi de 42%, quando comparadas a crianças cujas mães não tiveram a doença.

Segundo os autores ainda são necessários mais estudos para provar uma relação de causa e efeito entre diabetes gestacional e o aumento do risco de autismo nos bebês. De acordo com a principal autora da pesquisa, Anny H. Xiang, nos estudos futuros também deverão avaliar se o diagnóstico precoce e o tratamento do diabetes gestacional pode reduzir o risco da doença.

Além de aumentar os riscos de a criança desenvolver autismo, a diabetes gestacional pode levar a outros problemas de saúde para a mãe, como maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 e maior probabilidade de dar à luz a um bebê grande.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.