O Dia Mundial de Saúde Mental – 10 de outubro – será marcado em Feira de Santana com uma programação na próxima terça, 14, e quarta-feira, 15, no Centro de Cultura Amélio Amorim.
Entre as atividades estão a realização de palestras, exposição de artesanatos e da encenação da peça teatral “Balada de Amor”. A programação está prevista para começar às 8h.
Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Saúde Mental, Robervânia Cunha, é necessário discutir o assunto e conscientizar as famílias da importância dos usuários serem inseridos no convívio social.
A rede para tratamento de pessoas com transtornos mentais e dependentes de substâncias psicoativas é composta 25 mil pessoas cadastradas, sendo que aproximadamente 20 mil delas frequentam uma das cinco unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Uma delas é voltada ao tratamento de usuários de Álcool e outras Drogas (AD), dois CAPS tipo II para pessoas maiores de 18 anos com transtornos mentais graves e persistentes; um CAPS i que atende crianças e adolescentes em sofrimento psíquico, e um CAPS III que atende adultos com transtornos mentais e persistentes e dispõe de cinco leitos para acolhimento.